Hölderlin
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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Edição atual tal como 21h57min de 24 de Novembro de 2020
1
- "... passa a estudar metodicamente a obra poética de Hölderlin. Nos passos e passagens da obra deste poeta, que ele considera como o poeta e pensador, incorpora ao pensamento e repensa o “lugar” (mundo) do mito em seu vigor inaugural, na medida em que os mitos são imagens-questões" (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. “Heidegger e as questões da arte”. In: Manuel Antônio de Castro, (org.). Arte em questão: as questões da arte. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 32.
2
- "O que é o sagrado para Hölderlin? É a palavra com que ele nomeia a natureza. Esta, contudo, não deve ser tomada como a natura dos romanos, nem como natureza no sentido moderno, pois em ambos os casos é apreendida como conjunto dos fenômenos ou coisas pertencentes a um determinado setor do real, ou seja, o mundo natural. Natureza para o poeta possui, antes, a ressonância da palavra-guia dos primeiros pensadores gregos – phýsis –, como o aberto, por onde as coisas brotam e desabrocham, mas também como o obscuro, por onde elas se escondem e repousam" (1). "Obscuro" se emprega aí no sentido do misterioso e velado.
- Referência:
- (1) MICHELAZZO, José Carlos. Do um como princípio ao dois como unidade. São Paulo: Annablume, 1999, p. 144.
- Ver também: