Homem

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:(2) ''Os pensadores originários''. Petrópolis: Vozes, 1991, p.45.
:(2) ''Os pensadores originários''. Petrópolis: Vozes, 1991, p.45.
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==Identidade e diferença==
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:O homem aparece como [[diferença]] de [[identidade]] e diversidade, na medida em que ele já pertence e vige na identidade/diversidade. Mas estas se fazem pre-sentes na diferença enquanto apelo e [[escuta]], ou, como diz Heidegger, como vigilância. Daí denominar os poetas e pensadores vigias do Ser.
==Ver também==
==Ver também==
* [[consciência]]
* [[consciência]]
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* [[diferença]]

Edição de 15h01min de 25 de Dezembro de 2008

Desconstrução do homem

Na realidade, a desconstrução do mito do homem passa pela desconstrução do poder da consciência. Ver, do ponto de vista historiográfico Bárbara Freitag (1) e, do ponto de vista ontológico, a discussão em torno da identidade e diferença, que já remonta a Parmênides no fragmento III ("pois o mesmo é pensar e ser" (2), quando referencia o mesmo (autò) como o núcleo da identidade e diferença, ou seja, do ser e do perceber. Até onde podemos entender o noein (pensar, perceber) como sendo o próprio da consciência?


Referências:
(1) A teoria crítica ontem e hoje. São Paulo: Brasiliense, 1986.
(2) Os pensadores originários. Petrópolis: Vozes, 1991, p.45.


Identidade e diferença

O homem aparece como diferença de identidade e diversidade, na medida em que ele já pertence e vige na identidade/diversidade. Mas estas se fazem pre-sentes na diferença enquanto apelo e escuta, ou, como diz Heidegger, como vigilância. Daí denominar os poetas e pensadores vigias do Ser.


Ver também

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