Homem
De Dicionrio de Potica e Pensamento
(Diferença entre revisões)
Linha 8: | Linha 8: | ||
:(2) ''Os pensadores originários''. Petrópolis: Vozes, 1991, p.45. | :(2) ''Os pensadores originários''. Petrópolis: Vozes, 1991, p.45. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | ==Identidade e diferença== | ||
+ | :O homem aparece como [[diferença]] de [[identidade]] e diversidade, na medida em que ele já pertence e vige na identidade/diversidade. Mas estas se fazem pre-sentes na diferença enquanto apelo e [[escuta]], ou, como diz Heidegger, como vigilância. Daí denominar os poetas e pensadores vigias do Ser. | ||
==Ver também== | ==Ver também== | ||
* [[consciência]] | * [[consciência]] | ||
+ | * [[identidade]] | ||
+ | * [[diferença]] |
Edição de 15h01min de 25 de Dezembro de 2008
Desconstrução do homem
- Na realidade, a desconstrução do mito do homem passa pela desconstrução do poder da consciência. Ver, do ponto de vista historiográfico Bárbara Freitag (1) e, do ponto de vista ontológico, a discussão em torno da identidade e diferença, que já remonta a Parmênides no fragmento III ("pois o mesmo é pensar e ser" (2), quando referencia o mesmo (autò) como o núcleo da identidade e diferença, ou seja, do ser e do perceber. Até onde podemos entender o noein (pensar, perceber) como sendo o próprio da consciência?
- Referências:
- (1) A teoria crítica ontem e hoje. São Paulo: Brasiliense, 1986.
- (2) Os pensadores originários. Petrópolis: Vozes, 1991, p.45.
Identidade e diferença
- O homem aparece como diferença de identidade e diversidade, na medida em que ele já pertence e vige na identidade/diversidade. Mas estas se fazem pre-sentes na diferença enquanto apelo e escuta, ou, como diz Heidegger, como vigilância. Daí denominar os poetas e pensadores vigias do Ser.