Compreender

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
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Linha 17: Linha 17:
: (1) ANSELMO, Santo. "Cap. I, Exortação à contemplação de Deus". ''Proslógio''. In: ''Os Pensadores''. ''Santo Anselmo'' - ''Abelardo''. São Paulo: Abril Cultural, 2. e., 1979, p. 101.
: (1) ANSELMO, Santo. "Cap. I, Exortação à contemplação de Deus". ''Proslógio''. In: ''Os Pensadores''. ''Santo Anselmo'' - ''Abelardo''. São Paulo: Abril Cultural, 2. e., 1979, p. 101.
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: "Nada pode ser conhecido sem que, em sua representação, não haja previamente uma compreensão concreta, possibilitada pelo ler, pois essa unidade é o logos, a linguagem. Esta funda a referência ou mediação de ser humano “e” ser. É que o verbo lego, de onde se forma o substantivo logos, em seus sentidos de pôr, depor, propor e dispor compondo, institui as dimensões em que os fenômenos se dispõem e propõem: o tempo e o espaço" (1).

Edição de 15h24min de 19 de fevereiro de 2020

1

"Nas obras de arte, o sentido explode, advém, transborda, de dentro para fora, não havendo mais fora nem dentro, enfim, acontece compreensão. Uma obra de arte só é epocal por estar sempre transbordando, se desdobrando no sentido dos sentidos e do raciocinar. O sentido é o incessante provocar a pensar como abertura do compreender" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Época e tempo poético". In: ---------. Leitura: questões. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 282.


*** - Ver também o verbete Compreensão.

2

"Não tento, ó Senhor, penetrar a tua profundidade: de maneira alguma a minha inteligência amolda-se a ela, mas desejo, ao menos, compreender a tua verdade, que o meu coração crê e ama. Com efeito, não busco compreender para crer, mas creio para compreender. Efetivamente creio, porque, se não cresse, não conseguiria compreender" (1).


Referência:
(1) ANSELMO, Santo. "Cap. I, Exortação à contemplação de Deus". Proslógio. In: Os Pensadores. Santo Anselmo - Abelardo. São Paulo: Abril Cultural, 2. e., 1979, p. 101.


3

"Nada pode ser conhecido sem que, em sua representação, não haja previamente uma compreensão concreta, possibilitada pelo ler, pois essa unidade é o logos, a linguagem. Esta funda a referência ou mediação de ser humano “e” ser. É que o verbo lego, de onde se forma o substantivo logos, em seus sentidos de pôr, depor, propor e dispor compondo, institui as dimensões em que os fenômenos se dispõem e propõem: o tempo e o espaço" (1).
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