Desaprender

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(1)
(7)
Linha 2: Linha 2:
: "Alberto Caieiro, o poeta-pensador, já o disse poeticamente:  
: "Alberto Caieiro, o poeta-pensador, já o disse poeticamente:  
-
    "Mas isto (tristes de nós que trazemos a [[alma]] vestida!),
+
:    ''Mas isto (tristes de nós que trazemos a [[alma]] vestida!),
-
    Isso exige um estudo profundo,
+
:    ''Isso exige um estudo profundo,
-
    Uma '''[[aprendizagem]] de [[desaprender]]''' . (Poema XXIV)
+
:    ''Uma '''[[aprendizagem]] de [[desaprender]]'''  ''. (Poema XXIV)
-
    Procuro despir-me do que aprendi,:
+
:    ''Procuro despir-me do que aprendi,:
-
    Procuro esquecer-me do modo de lembrar que me ensinaram,
+
:    ''Procuro esquecer-me do modo de lembrar que me ensinaram,
-
    E raspar a tinta com que me pintaram os [[sentidos]] ... (Poema XLVI)" (1)
+
:    '' E raspar a tinta com que me pintaram os [[sentidos]] ... (Poema XLVI)'' (1)
´
´
: Isso é [[enigmático]] porque devemos [[aprender]] para [[desaprender]], [[ter]] para [[renunciar]], porque só renunciando chegamos a [[ser]] o que temos, porque só podemos [[ter]] o  que somos e só podemos [[ser]] o que temos. Portanto, não há uma incompatibilidade [[entre]] [[ter]] e [[ser]]. Entra aí uma terceira [[dimensão]] nesse [[jogo]] dialético [[entre]] [[ter]] e [[ser]], e [[ser]] e [[ter]]: o [[desprendimento]], a [[renúncia]], porque a [[renúncia]] não tira, dá. Nesse [[jogo]] [[dialético]] se torna também claro o [[jogo]] [[entre]] [[identidade]] e [[diferença]]. A [[identidade]] nos remete para o [[horizonte]] do [[fundar]], do [[ser]], do [[nada]]. Já a [[diferença]] nos mostra em que consiste o [[próprio]], (ter), que só o [[nada]], (ser), pode [[fundar]]. Enfim, toda [[aprendizagem]] é um [[desaprender]].
: Isso é [[enigmático]] porque devemos [[aprender]] para [[desaprender]], [[ter]] para [[renunciar]], porque só renunciando chegamos a [[ser]] o que temos, porque só podemos [[ter]] o  que somos e só podemos [[ser]] o que temos. Portanto, não há uma incompatibilidade [[entre]] [[ter]] e [[ser]]. Entra aí uma terceira [[dimensão]] nesse [[jogo]] dialético [[entre]] [[ter]] e [[ser]], e [[ser]] e [[ter]]: o [[desprendimento]], a [[renúncia]], porque a [[renúncia]] não tira, dá. Nesse [[jogo]] [[dialético]] se torna também claro o [[jogo]] [[entre]] [[identidade]] e [[diferença]]. A [[identidade]] nos remete para o [[horizonte]] do [[fundar]], do [[ser]], do [[nada]]. Já a [[diferença]] nos mostra em que consiste o [[próprio]], (ter), que só o [[nada]], (ser), pode [[fundar]]. Enfim, toda [[aprendizagem]] é um [[desaprender]].

Edição de 01h12min de 27 de Setembro de 2018

7

"Alberto Caieiro, o poeta-pensador, já o disse poeticamente:
Mas isto (tristes de nós que trazemos a alma vestida!),
Isso exige um estudo profundo,
Uma aprendizagem de desaprender . (Poema XXIV)
Procuro despir-me do que aprendi,:
Procuro esquecer-me do modo de lembrar que me ensinaram,
E raspar a tinta com que me pintaram os sentidos ... (Poema XLVI) (1)

´

Isso é enigmático porque devemos aprender para desaprender, ter para renunciar, porque só renunciando chegamos a ser o que temos, porque só podemos ter o que somos e só podemos ser o que temos. Portanto, não há uma incompatibilidade entre ter e ser. Entra aí uma terceira dimensão nesse jogo dialético entre ter e ser, e ser e ter: o desprendimento, a renúncia, porque a renúncia não tira, dá. Nesse jogo dialético se torna também claro o jogo entre identidade e diferença. A identidade nos remete para o horizonte do fundar, do ser, do nada. Já a diferença nos mostra em que consiste o próprio, (ter), que só o nada, (ser), pode fundar. Enfim, toda aprendizagem é um desaprender.
Manuel Antônio de Castro.


Referência:
(1) PESSOA, Fernando. Alberto Caeiro. S. Paulo: Cia. das Letras, 2004, p. 60, 84.
Ferramentas pessoais