Catedral

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(1)
(1)
 
Linha 1: Linha 1:
== 1 ==
== 1 ==
-
: "É também com o [[verbo]] ''[[sedére]]'' que de algo se diz que é estável, permanece. Mas também, inversamente, que se depõe frente ao que surge. Dele formou-se o [[substantivo]] ''[[sedes]]'': [[cadeira]] e também [[fundamento]] e residência. É neste [[sentido]] que se usa a [[expressão]] [[sede]] da fazenda e na igreja católica a [[expressão]] [[catedral]] da sé, aquela na qual o dirigente [[religioso]] [[mora]], [[habita]] (''sedes>sees>see>sé'')" (1).
+
: "É também com o [[verbo]] ''[[sedére]]'' que de algo se diz que é estável, permanece. Mas também, inversamente, que se depõe frente ao que surge. Dele formou-se o [[substantivo]] ''[[sedes]]'': [[cadeira]] e também [[fundamento]] e residência. É neste [[sentido]] que se usa a [[expressão]] [[sede]] da fazenda e na igreja católica a [[expressão]] [[catedral]] da sé, aquela na qual o dirigente [[religioso]] mora, [[habita]] (''sedes>sees>see>sé'')" (1).
: Referência:
: Referência:
: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. '''"[[Ser]] e [[estar]]". In:------. [[Arte]]: o [[humano]] e o [[destino]]. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 52.'''
: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. '''"[[Ser]] e [[estar]]". In:------. [[Arte]]: o [[humano]] e o [[destino]]. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 52.'''

Edição atual tal como 04h12min de 18 de fevereiro de 2025

1

"É também com o verbo sedére que de algo se diz que é estável, permanece. Mas também, inversamente, que se depõe frente ao que surge. Dele formou-se o substantivo sedes: cadeira e também fundamento e residência. É neste sentido que se usa a expressão sede da fazenda e na igreja católica a expressão catedral da sé, aquela na qual o dirigente religioso mora, habita (sedes>sees>see>sé)" (1).
Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Ser e estar". In:------. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 52.
Ferramentas pessoais