Inautêntico

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(1)
(1)
 
(uma edição intermediária não está sendo exibida.)
Linha 1: Linha 1:
== 1 ==
== 1 ==
-
: No [[vigorar]] do que se [[é]], do [[próprio]], as [[circunstâncias]] são literalmente circunstanciais. É nesse [[horizonte]] que o [[estou]] não é o [[sou]]. Toda [[posição]] é circunstancial, mas o [[sou]] a funda. E nem sempre o [[estou]] é a [[manifestação]] do [[sou]]. O [[estou]] circunstancial pode ser circunstancial, o que jamais pode [[acontecer]] com o [[sou]], jamais redutível a [[circunstâncias]], sejam elas quais forem. É nessa [[tensão]] que se dá o [[autêntico]] e o [[inautêntico]], sendo o [[inautêntico]] o deixar preceder e o se comportar pelo [[estar]], anulando o [[próprio]], o [[si-mesmo]]. A [[literatura]] nos dá muitos exemplos de [[personagens]] [[inautênticos]]. Um exemplo famoso é o [[personagem]] Jacobina, no conto de Machado de Assis, "O espelho".
+
: No [[vigorar]] do que se [[é]], do [[próprio]], as [[circunstâncias]] são literalmente circunstanciais. É nesse [[horizonte]] que o [[estou]] não é o [[sou]]. Toda [[posição]] é circunstancial, mas o [[sou]] a funda. E nem sempre o [[estou]] é a [[manifestação]] do [[sou]]. O [[estou]] circunstancial pode [[ser]] circunstancial, o que jamais pode [[acontecer]] com o [[sou]], jamais redutível a [[circunstâncias]], sejam elas quais forem. É nessa [[tensão]] que se dá o [[autêntico]] e o [[inautêntico]], sendo o [[inautêntico]] o deixar preceder e o se comportar pelo [[estar]], anulando o [[próprio]], o [[si-mesmo]]. A [[literatura]] nos dá muitos exemplos de [[personagens]] [[inautênticos]]. Um exemplo famoso é o [[personagem]] Jacobina, no conto de Machado de Assis, "O [[espelho]]".
: - [[Manuel Antônio de Castro]].
: - [[Manuel Antônio de Castro]].

Edição atual tal como 22h04min de 10 de Maio de 2025

1

No vigorar do que se é, do próprio, as circunstâncias são literalmente circunstanciais. É nesse horizonte que o estou não é o sou. Toda posição é circunstancial, mas o sou a funda. E nem sempre o estou é a manifestação do sou. O estou circunstancial pode ser circunstancial, o que jamais pode acontecer com o sou, jamais redutível a circunstâncias, sejam elas quais forem. É nessa tensão que se dá o autêntico e o inautêntico, sendo o inautêntico o deixar preceder e o se comportar pelo estar, anulando o próprio, o si-mesmo. A literatura nos dá muitos exemplos de personagens inautênticos. Um exemplo famoso é o personagem Jacobina, no conto de Machado de Assis, "O espelho".


- Manuel Antônio de Castro.
Ferramentas pessoais