Dzoé

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: De maneira alguma devemos pensar a ''dzoé'', a vida de todo ser vivo, no sentido classificatório de [[gênero]] e [[espécie]], de inferior e superior. Por exemplo, em relação à distinção do ser-humano, segundo a sentença órfica grega: ''Dzoion logon echon'', [[animal]] [[racional]], ou seja, ser vivo dotado de razão, numa tradução muito pobre. Não, ''dzoé'' não é animal nesse sentido genérico e [[lógico]]. ''Dozé'' é vida, ou seja, todo e qualquer ser vivente. : "No modo grego de [[pensar]], o [[animal]] se determina a partir do dzoion, do que surge, resguardando-se, portanto, de modo muito peculiar em si mesmo, pelo fato de não se exprimir" (1). O grego quando quer denominar qualquer ser vivente diz ''[[bios]]''.
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: De maneira alguma devemos pensar a ''dzoé'', a [[vida]] de todo [[ser vivo]], no sentido classificatório de [[gênero]] e [[espécie]], de inferior e superior. Por exemplo, em relação à distinção do ser-humano, segundo a sentença órfica grega: ''Dzoion logon echon'', [[animal]] [[racional]], ou seja, [[ser vivo]] dotado de razão, numa tradução muito pobre. Não, ''dzoé'' não é animal nesse [[sentido]] genérico e [[lógico]]. ''Dozé'' é [[vida]], ou seja, todo e qualquer [[ser vivente]]. : "No modo grego de [[pensar]], o [[animal]] se determina a partir do ''dzoion'', do que surge, resguardando-se, portanto, de modo muito peculiar em si mesmo, pelo fato de não se exprimir" (1). O grego quando quer denominar qualquer ser vivente diz ''[[bios]]''.

Edição de 21h55min de 30 de Abril de 2017

1

"O traço fundamental da phýsis e da dzoé é o surgimento que se dá a partir de si mesmo, que é ao mesmo tempo um retorno para si mesmo, um fechamento" (1).


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. Heráclito. Trad. Márcia Sá Cavalcante Schuback. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1998, 307-8.

2

"To dzoion não é o “animal” e nem o “ser vivo” em sua acepção corrente e em seu sentido indeterminado. Dzoé diz o que surge de dentro de si e reina no surgir. To aeidzoon significa o “surgimento incessante”. Diz o mesmo que to aeiphyon ..." (1)


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. Heráclito. Tradução: Márcia Sá Cavalcante Schuback. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1998, 120.

3

De maneira alguma devemos pensar a dzoé, a vida de todo ser vivo, no sentido classificatório de gênero e espécie, de inferior e superior. Por exemplo, em relação à distinção do ser-humano, segundo a sentença órfica grega: Dzoion logon echon, animal racional, ou seja, ser vivo dotado de razão, numa tradução muito pobre. Não, dzoé não é animal nesse sentido genérico e lógico. Dozé é vida, ou seja, todo e qualquer ser vivente. : "No modo grego de pensar, o animal se determina a partir do dzoion, do que surge, resguardando-se, portanto, de modo muito peculiar em si mesmo, pelo fato de não se exprimir" (1). O grego quando quer denominar qualquer ser vivente diz bios.


- Manuel Antônio de Castro


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. Heráclito. Tradução: Márcia Sá Cavalcante Schuback. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1998, 108.
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