Dzoé

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(1)
(3)
Linha 17: Linha 17:
== 3 ==
== 3 ==
-
: De maneira alguma devemos pensar a dzoé no sentido classificatório de [[gênero]] e [[espécie]], de inferior e superior. Por exemplo, em relação à classificação do ente-humano: ''dzoion logon'', [[animal]] [[racional]]. Não, o dzoé não é animal nesse sentido genérico e [[lógico]]: "No modo grego de [[pensar]], o animal se determina a partir do dzoion, do que surge, resguardando-se, portanto, de modo muito peculiar em si mesmo, pelo fato de não se exprimir" (1).
+
: De maneira alguma devemos pensar a ''dzoé'', a vida de todo ser vivo, no sentido classificatório de [[gênero]] e [[espécie]], de inferior e superior. Por exemplo, em relação à distinção do ser-humano, segundo a sentença órfica grega: ''Dzoion logon echon'', [[animal]] [[racional]], ou seja, ser vivo dotado de razão, numa tradução muito pobre. Não, ''dzoé'' não é animal nesse sentido genérico e [[lógico]]. ''Dozé'' é vida, ou seja, todo e qualquer ser vivente. : "No modo grego de [[pensar]], o [[animal]] se determina a partir do dzoion, do que surge, resguardando-se, portanto, de modo muito peculiar em si mesmo, pelo fato de não se exprimir" (1). O grego quando quer denominar qualquer ser vivente diz ''[[bios]]''.
 +
 
 +
 
 +
: - [[Manuel Antônio de Castro]]

Edição de 21h49min de 30 de Abril de 2017

1

"O traço fundamental da phýsis e da dzoé é o surgimento que se dá a partir de si mesmo, que é ao mesmo tempo um retorno para si mesmo, um fechamento" (1).


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. Heráclito. Trad. Márcia Sá Cavalcante Schuback. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1998, 307-8.

2

"To dzoion não é o “animal” e nem o “ser vivo” em sua acepção corrente e em seu sentido indeterminado. Dzoé diz o que surge de dentro de si e reina no surgir. To aeidzoon significa o “surgimento incessante”. Diz o mesmo que to aeiphyon ..." (1)


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. Heráclito. Tradução: Márcia Sá Cavalcante Schuback. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1998, 120.

3

De maneira alguma devemos pensar a dzoé, a vida de todo ser vivo, no sentido classificatório de gênero e espécie, de inferior e superior. Por exemplo, em relação à distinção do ser-humano, segundo a sentença órfica grega: Dzoion logon echon, animal racional, ou seja, ser vivo dotado de razão, numa tradução muito pobre. Não, dzoé não é animal nesse sentido genérico e lógico. Dozé é vida, ou seja, todo e qualquer ser vivente. : "No modo grego de pensar, o animal se determina a partir do dzoion, do que surge, resguardando-se, portanto, de modo muito peculiar em si mesmo, pelo fato de não se exprimir" (1). O grego quando quer denominar qualquer ser vivente diz bios.


- Manuel Antônio de Castro


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. Heráclito. Tradução: Márcia Sá Cavalcante Schuback. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1998, 108.
Ferramentas pessoais