Cético
De Dicionrio de Potica e Pensamento
(Diferença entre revisões)
(Criou página com '== 1 == : "Para os céticos, a fonte de todo conhecimento era a percepção sensível, na qual não se poderia encontrar qualquer fundamento para a [[cer...') |
(→1) |
||
(2 edições intermediárias não estão sendo exibidas.) | |||
Linha 1: | Linha 1: | ||
== 1 == | == 1 == | ||
- | : "Para os [[céticos]], a [[fonte]] de todo [[conhecimento]] era a [[percepção]] [[sensível]], na qual não se poderia encontrar qualquer [[fundamento]] para a [[certeza]], já que os [[sentidos]] forneciam dados variáveis e, portanto, [[ | + | : "Para os [[céticos]], a [[fonte]] de todo [[conhecimento]] era a [[percepção]] [[sensível]], na qual não se poderia encontrar qualquer [[fundamento]] para a [[certeza]], já que os [[sentidos]] forneciam dados variáveis e, portanto, imperfeitos" (1). O [[Ceticismo]] é uma [[questão]] [[filosófica]] muito antiga e [[Santo Agostinho]] se defronta com ela logo após a sua [[conversão]] ao [[Cristianismo]]. |
+ | |||
+ | |||
+ | : Referência:, | ||
+ | |||
+ | : (1) PESSANHA, José Américo Motta (Consultor).''' Santo Agostinho - [[Vida]] e [[Obra]]. Confissões - De Magistro. Coleção: Os [[Pensadores]]. São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. XV.''' |
Edição atual tal como 20h30min de 4 de fevereiro de 2025
1
- "Para os céticos, a fonte de todo conhecimento era a percepção sensível, na qual não se poderia encontrar qualquer fundamento para a certeza, já que os sentidos forneciam dados variáveis e, portanto, imperfeitos" (1). O Ceticismo é uma questão filosófica muito antiga e Santo Agostinho se defronta com ela logo após a sua conversão ao Cristianismo.
- Referência:,
- (1) PESSANHA, José Américo Motta (Consultor). Santo Agostinho - Vida e Obra. Confissões - De Magistro. Coleção: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. XV.