Iniciação

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:A questão da [[morte]] já aparece nos ritos iniciáticos. Todo [[rito]] de iniciação implica uma transformação e, automaticamente, a morte de algo para o surgimento de algo. O verbo iniciar é, pois, ambíguo: iniciar é introduzir porque implica também o fazer morrer. A [[travessia]] se dá na [[tensão]] vida/morte di-mensionada na e como experiência. Por que experiência? Toda iniciação é um levar para o início. É um ir além da [[liminaridade]] em que já desde sempre estamos lançados. É o que diz a palavra ex-periência. O prefixo latino ex- diz o que está fora de, isto é, lançado para diante ou para o início. E o radical per-, de onde se forma: periência, diz o aberto, a porta. O rito de inciação nos joga no início porque nos faz transpor a porta para o aberto do advento do extraordinário no ordinário. O princípio onde nos joga o rito de iniciação é aquele que já traz em si o seu sentido como fim, enquanto plenitude.
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:A questão da [[morte]] já aparece nos ritos iniciáticos. Todo [[rito]] de iniciação implica uma [[transformação]] e, automaticamente, a morte de algo para o surgimento de algo. O verbo iniciar é, pois, ambíguo: iniciar é introduzir porque implica também o fazer morrer. A [[travessia]] se dá na [[tensão]] [[vida]]/morte di-mensionada na e como [[experiência]]. Por que experiência? Toda iniciação é um levar para o início. É um ir além da [[liminaridade]] em que já desde sempre estamos lançados. É o que diz a palavra ex-periência. O prefixo latino ex- diz o que está fora de, isto é, lançado para diante ou para o início. E o radical per-, de onde se forma: periência, diz o aberto, a porta. O rito de inciação nos joga no [[início]] porque nos faz transpor a porta para o [[aberto]] do advento do [[extraordinário]] no ordinário. O [[princípio]] onde nos joga o rito de iniciação é aquele que já traz em si o seu sentido como fim, enquanto plenitude. ''[[Télos]]'' é a palavra grega que significa fim, finalidade, plenitude de [[sentido]].  
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:Referências
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:'''Ver também:'''
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:CASTRO, Manuel Antônio de. ''Telos(1) e Sentido'', In:www.travessiapoetica.blogspot.com
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:*Ensaio [http://travessiapoetica.blogspot.com/2007/05/telos-e-sentido-29-05-07-prof.html "Télos e sentido"]
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      :(1)Telos é a palavra grega que significa fim, finalidade, plenitude de sentido.
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Edição atual tal como 19h29min de 17 de Abril de 2009

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A questão da morte já aparece nos ritos iniciáticos. Todo rito de iniciação implica uma transformação e, automaticamente, a morte de algo para o surgimento de algo. O verbo iniciar é, pois, ambíguo: iniciar é introduzir porque implica também o fazer morrer. A travessia se dá na tensão vida/morte di-mensionada na e como experiência. Por que experiência? Toda iniciação é um levar para o início. É um ir além da liminaridade em que já desde sempre estamos lançados. É o que diz a palavra ex-periência. O prefixo latino ex- diz o que está fora de, isto é, lançado para diante ou para o início. E o radical per-, de onde se forma: periência, diz o aberto, a porta. O rito de inciação nos joga no início porque nos faz transpor a porta para o aberto do advento do extraordinário no ordinário. O princípio onde nos joga o rito de iniciação é aquele que já traz em si o seu sentido como fim, enquanto plenitude. Télos é a palavra grega que significa fim, finalidade, plenitude de sentido.


Ver também:
Ferramentas pessoais