Equívoco

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(1)
(1)
 
(2 edições intermediárias não estão sendo exibidas.)
Linha 1: Linha 1:
== 1 ==
== 1 ==
-
:"Devemos imediatamente dizer que não pode existir um conceito equívoco, mas apenas termo equívoco. O que é um termo equívoco?  Um termo que pretende exprimir dois [[conceitos]] [[diversos]], por exemplo, escorpião com vinho e como constelação astronômica.  É evidente que o conceito de [[ente]] não é equívoco" (1).
+
: "Ao lado da [[analogia]] e da [[univocidade]] fala-se também de [[equivocidade]]. Devemos imediatamente dizer que não pode [[existir]] um [[conceito]] [[equívoco]], mas apenas termo [[equívoco]]. O que é um termo [[equívoco]]?  Um termo que pretende exprimir dois [[conceitos]] [[diversos]], por exemplo, escorpião como vinho e como constelação astronômica.  É [[evidente]] que o [[conceito]] de [[ente]] não é [[equívoco]]" (1).
-
:Referência:
+
: Referência:
-
: (1) HUMMES, Frei Cláudio. ''Metafísica''. Texto mímeo distribuído no curso "Metafísica". Dalto Filho/Imigrantes, RS, em 1963.
+
: (1) HUMMES, Frei Cláudio. 1''Metafísica'1'. Texto mímeo distribuído no curso "Metafísica". Daltro Filho/Imigrantes, RS, em 1963.

Edição atual tal como 02h39min de 7 de Setembro de 2022

1

"Ao lado da analogia e da univocidade fala-se também de equivocidade. Devemos imediatamente dizer que não pode existir um conceito equívoco, mas apenas termo equívoco. O que é um termo equívoco? Um termo que pretende exprimir dois conceitos diversos, por exemplo, escorpião como vinho e como constelação astronômica. É evidente que o conceito de ente não é equívoco" (1).


Referência:
(1) HUMMES, Frei Cláudio. 1Metafísica'1'. Texto mímeo distribuído no curso "Metafísica". Daltro Filho/Imigrantes, RS, em 1963.
Ferramentas pessoais