Alétheia

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:Há uma ligação entre o radical de ''alétheia'' e os verbos [[esquecimento|esquecer-se]] e [[ocultamento|ocultar-se]]. Temos os verbos ''lanthánomai'' - esquecer-se e ''lanthánein'' - estar oculto. O radical é o mesmo na alternância vocálica: ''leth''/''lath''. Esse mesmo radical aparece no verbo latino ''latere'': estar latente, oculto, seguro. O radical de ''a-letheia'' reúne os dois sentidos, porque nele ressoa uma experiência originária da realidade enquanto não-verdade/não-desvelamento da verdade/desvelamento ''a-letheia''.   
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:Há uma ligação entre o radical de ''alétheia'' e os verbos [[esquecimento|esquecer-se]] e [[ocultamento|ocultar-se]]. Temos os verbos ''lanthánomai'' - esquecer-se e ''lanthánein'' - estar oculto. O radical é o mesmo na alternância vocálica: ''leth''/''lath''. Esse mesmo radical aparece no verbo latino ''latere'': estar latente, oculto, seguro. O radical de ''a-letheia'' reúne os dois sentidos, porque nele ressoa uma experiência originária da realidade enquanto não-verdade/não-desvelamento da verdade/desvelamento, isto é,  ''a-letheia''.   

Edição de 15h59min de 17 de Abril de 2009


1

Há uma ligação entre o radical de alétheia e os verbos esquecer-se e ocultar-se. Temos os verbos lanthánomai - esquecer-se e lanthánein - estar oculto. O radical é o mesmo na alternância vocálica: leth/lath. Esse mesmo radical aparece no verbo latino latere: estar latente, oculto, seguro. O radical de a-letheia reúne os dois sentidos, porque nele ressoa uma experiência originária da realidade enquanto não-verdade/não-desvelamento da verdade/desvelamento, isto é, a-letheia.


- Manuel Antônio de Castro

2

A etimologia de alétheia revela um duplo sentido: o primeiro é mostrar-se e lembrar-se; o segundo é ocultar-se e esquecer-se. Alétheia, de alethés: a- privativum + leth, lath, a que se reportam lanthánomai - esquecer-se - e lanthánein: estar oculto, e o latim latere (estar latente). A eclosão da verdade de ser implica a co-participação da latência do desvelamento (alétheia) e da latência do velamento (léthe).


- Manuel Antônio de Castro


3

Sobre o emprego das palavras sem o pensamento correspondente a propósito de vocábulos.


Referência:
HEIDEGGER, Martin. "Heraclito". Trad. Marcia Sá Cavalcante Schuback. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1998, p.115.
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