Espírito Santo

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: " [[Agostinho]] concebe a [[unidade]] [[divina]] não como [[vazio]] e inerte, mas como [[plena]], [[viva]] e guardando dentro de si a [[multiplicidade]]. [[Deus]] compreende três [[pessoas]] iguais e [[consubstanciais]]: [[Pai]], [[Filho]] e [[Espírito Santo]]. O [[Pai]] é a [[essência]] [[divina]] em sua insondável [[profundidade]]; o [[Filho]] é  o [[verbo]], a [[razão]] ou a [[verdade]], através da qual [[Deus]] se manifesta; o [[Espírito Santo]] é o [[amor]], mediante o qual [[Deus]] dá [[nascimento]] a [[todos]] os [[seres]]" (1).
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: " [[Agostinho]] concebe a [[unidade]] [[divina]] não como [[vazio]] e inerte, mas como [[plena]], [[viva]] e guardando dentro de si a [[multiplicidade]]. [[Deus]] compreende [[três]] [[pessoas]] iguais e [[consubstanciais]]: [[Pai]], [[Filho]] e [[Espírito Santo]]. O [[Pai]] é a [[essência]] [[divina]] em sua insondável [[profundidade]]; o [[Filho]] é  o [[verbo]], a [[razão]] ou a [[verdade]], através da qual [[Deus]] se manifesta; o [[Espírito Santo]] é o [[amor]], mediante o qual [[Deus]] dá [[nascimento]] a [[todos]] os [[seres]]" (1).
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: (1) PESSANHA, José Américo Motta (Consultor). '''Santo Agostinho - Vida e Obra. Confissões - De Magistro'''. Coleção: '''Os Pensadores''. São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. XVIII.
: (1) PESSANHA, José Américo Motta (Consultor). '''Santo Agostinho - Vida e Obra. Confissões - De Magistro'''. Coleção: '''Os Pensadores''. São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. XVIII.
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: "Apropriar-se do [[próprio]] pressupõe [[sempre]] o mover-se, [[agir]], no [[horizonte]] do [[sentido]] enquanto [[vigorar]] da [[linguagem]], pois será [[sempre]] [[linguagem]] do [[Ser]]. Em termos de [[Espírito Santo]] é a sua [[Graça]]" (1).
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. In: "O próprio e os atributos", ensaio não publicado.

Edição atual tal como 02h20min de 28 de Junho de 2021

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" Agostinho concebe a unidade divina não como vazio e inerte, mas como plena, viva e guardando dentro de si a multiplicidade. Deus compreende três pessoas iguais e consubstanciais: Pai, Filho e Espírito Santo. O Pai é a essência divina em sua insondável profundidade; o Filho é o verbo, a razão ou a verdade, através da qual Deus se manifesta; o Espírito Santo é o amor, mediante o qual Deusnascimento a todos os seres" (1).


Referência:
(1) PESSANHA, José Américo Motta (Consultor). Santo Agostinho - Vida e Obra. Confissões - De Magistro'. Coleção: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. XVIII.

2

"Apropriar-se do próprio pressupõe sempre o mover-se, agir, no horizonte do sentido enquanto vigorar da linguagem, pois será sempre linguagem do Ser. Em termos de Espírito Santo é a sua Graça" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. In: "O próprio e os atributos", ensaio não publicado.
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