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De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:Há uma diferença fundamental entre [[pensamento]] e [[conhecimento]]. Nem todo conhecimento é uma [[experiência]] de pensamento. Mas o que é então o conhecimento? Esta pergunta ainda se torna mais premente quando temos de diferenciar conhecimento e informação. Talvez estejam aí intermediando pensamento, conhecimento e informação dois caminhos: a distinção entre [[conceito]], compreensão e [[imagem]], e [[sentido]] e significação (permeando sem dúvida a questão da [[ética]]). Por isso diz Jean Baudrillard: "Estamos num universo em que existe cada vez mais informação e cada vez menos sentido" (1). Nesse quadro é que se coloca com premência a [[questão]] da sabedoria.  
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: Há uma [[diferença]] fundamental entre [[pensamento]] e [[conhecimento]]. Nem todo [[conhecimento]] é uma [[experiência]] de [[pensamento]]. Mas o que é então o [[conhecimento]]? Esta pergunta ainda se torna mais premente quando temos de [[diferenciar]] [[conhecimento]] e [[informação]]. Talvez estejam aí intermediando [[pensamento]], [[conhecimento]] e [[informação]] dois [[caminhos]]: a distinção entre [[conceito]], [[compreensão]] e [[imagem]], e [[sentido]] e [[significação]] (permeando sem dúvida a [[questão]] da [[ética]]). Por isso diz Jean Baudrillard: "Estamos num [[universo]] em que existe cada vez mais [[informação]] e cada vez menos [[sentido]]" (1).  
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: Nesse quadro é que se coloca com premência a [[questão]] da [[sabedoria]], pois nem todo saber conduz à [[sabedoria]], mas somente a conceitos que expressam conhecimentos generalizantes, científicos, lógicos, objetivos.
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:(1) BAUDRILLARD, Jean. ''Simulacros e Simulações''. Lisboa: Relógio d'Água, 1991, p.103.
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:"O [[vento]], na maioria dos contextos religiosos e mitológicos, representa o poder espiritual, de onde vem a palavra inspiração. Assim, em Pentecostes, o Espírito Santo encheu milagrosamente toda a casa como um vento que soprava" (1).
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:(1) FRANZ, Marie Louise von. ''A interpretação dos contos de fada''. Rio de Janeiro: Achiame, 1981, p.79.
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Edição atual tal como 16h14min de 4 de Agosto de 2020

1

Há uma diferença fundamental entre pensamento e conhecimento. Nem todo conhecimento é uma experiência de pensamento. Mas o que é então o conhecimento? Esta pergunta ainda se torna mais premente quando temos de diferenciar conhecimento e informação. Talvez estejam aí intermediando pensamento, conhecimento e informação dois caminhos: a distinção entre conceito, compreensão e imagem, e sentido e significação (permeando sem dúvida a questão da ética). Por isso diz Jean Baudrillard: "Estamos num universo em que existe cada vez mais informação e cada vez menos sentido" (1).
Nesse quadro é que se coloca com premência a questão da sabedoria, pois nem todo saber conduz à sabedoria, mas somente a conceitos que expressam conhecimentos generalizantes, científicos, lógicos, objetivos.


- Manuel Antônio de Castro


Referência:
(1) BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e Simulações. Lisboa: Relógio d'Água, 1991, p.103.
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