Psicose

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: "A psicose traduz um esforço desesperado de criar o mundo, no déficit doloroso de ser e conviver. A angústia é a morte sentida com extrema intensidade que vem sempre acompanhada de uma radical insegurança. Por outro lado, a angústia é o que nos singulariza ao extremo. Enquanto não se lidar com ela, a angústia sufoca a existência na existência. Logo, porém, que consigo aceita-la, eu me revelo para mim mesmo em minhas possibilidades e meus limites. Por sua radicalidade, a angústia nos dá uma lucidez única" (1).
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: "A [[psicose]] traduz um esforço desesperado de [[criar]] o [[mundo]], no déficit doloroso de [[ser]] e [[conviver]]. A [[angústia]] é a [[morte]] sentida com extrema [[intensidade]] que vem sempre acompanhada de uma [[radical]] [[insegurança]]. Por outro lado, a [[angústia]] é o que nos singulariza ao extremo. Enquanto não se lidar com ela, a [[angústia]] sufoca a [[existência]] na [[existência]]. Logo, porém, que consigo aceitá-la, eu me [[revelo]] para mim mesmo em minhas [[possibilidades]] e meus [[limites]]. Por sua [[radicalidade]], a [[angústia]] nos dá uma [[lucidez]] única" (1).
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: (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Análise da Existência humana em Binswanger". In: -----. ''Filosofia contemporânea''. Teresópolis/RJ: Daimon Editora, 2013, p. 71.

Edição atual tal como 22h22min de 26 de Maio de 2020

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"A psicose traduz um esforço desesperado de criar o mundo, no déficit doloroso de ser e conviver. A angústia é a morte sentida com extrema intensidade que vem sempre acompanhada de uma radical insegurança. Por outro lado, a angústia é o que nos singulariza ao extremo. Enquanto não se lidar com ela, a angústia sufoca a existência na existência. Logo, porém, que consigo aceitá-la, eu me revelo para mim mesmo em minhas possibilidades e meus limites. Por sua radicalidade, a angústia nos dá uma lucidez única" (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Análise da Existência humana em Binswanger". In: -----. Filosofia contemporânea. Teresópolis/RJ: Daimon Editora, 2013, p. 71.
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