Lei
De Dicionrio de Potica e Pensamento
(Diferença entre revisões)
Linha 1: | Linha 1: | ||
__NOTOC__ | __NOTOC__ | ||
== 1 == | == 1 == | ||
- | :A lei é algo muito complexo. Não pode só ser tomada como uma norma geral abstrata, daí o significado profundo que ela atinge na tragédia Antígone. Ela se liga a ''[[ | + | :A lei é algo muito complexo. Não pode só ser tomada como uma norma geral abstrata, daí o significado profundo que ela atinge na tragédia Antígone. Ela se liga a ''[[díke]]'' e ''[[thémis]]''. Ver, a esse respeito, VERNANT, Jean-Pierre. ''As origens do pensamento grego''. São Paulo: Difel, 1977, p. 36. |
+ | |||
+ | |||
+ | :- [[Manuel Antônio de Castro]] | ||
+ | |||
== 2 == | == 2 == | ||
Linha 7: | Linha 11: | ||
- | + | :'''Ver também:''' | |
- | + | ||
- | + | :*[[justiça]] | |
- | * | + |
Edição de 16h45min de 13 de março de 2009
1
- A lei é algo muito complexo. Não pode só ser tomada como uma norma geral abstrata, daí o significado profundo que ela atinge na tragédia Antígone. Ela se liga a díke e thémis. Ver, a esse respeito, VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento grego. São Paulo: Difel, 1977, p. 36.
2
- Cf. JAEGER, Werner. Paideia. São Paulo: Martins Fontes, 1979, p. 623, nota 72. Trata da Lei como prisão. Idem, p. 631, 11 e 13. Cf. LEÃO, Emmanuel Carneiro. Aprendendo a pensar II. Petrópolis: Vozes, 1992, p. 139.
- Ver também: