Lei

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
Linha 1: Linha 1:
__NOTOC__
__NOTOC__
== 1 ==
== 1 ==
-
:A lei é algo muito complexo. Não pode só ser tomada como uma norma geral abstrata, daí o significado profundo que ela atinge na tragédia Antígone. Ela se liga a ''[[diké]]'' e ''[[thémis]]''. Ver, a esse respeito, VERNANT, Jean-Pierre. ''As origens do pensamento grego''. São Paulo: Difel, 1977, p. 36.
+
:A lei é algo muito complexo. Não pode só ser tomada como uma norma geral abstrata, daí o significado profundo que ela atinge na tragédia Antígone. Ela se liga a ''[[díke]]'' e ''[[thémis]]''. Ver, a esse respeito, VERNANT, Jean-Pierre. ''As origens do pensamento grego''. São Paulo: Difel, 1977, p. 36.
 +
 
 +
 
 +
:- [[Manuel Antônio de Castro]]
 +
 
== 2 ==
== 2 ==
Linha 7: Linha 11:
-
==Ver também==
+
:'''Ver também:'''
-
*[[justiça]]
+
 
-
*''[[thémis]]''
+
:*[[justiça]]
-
*''[[diké]]''
+

Edição de 16h45min de 13 de março de 2009

1

A lei é algo muito complexo. Não pode só ser tomada como uma norma geral abstrata, daí o significado profundo que ela atinge na tragédia Antígone. Ela se liga a díke e thémis. Ver, a esse respeito, VERNANT, Jean-Pierre. As origens do pensamento grego. São Paulo: Difel, 1977, p. 36.


- Manuel Antônio de Castro


2

Cf. JAEGER, Werner. Paideia. São Paulo: Martins Fontes, 1979, p. 623, nota 72. Trata da Lei como prisão. Idem, p. 631, 11 e 13. Cf. LEÃO, Emmanuel Carneiro. Aprendendo a pensar II. Petrópolis: Vozes, 1992, p. 139.


Ver também:
Ferramentas pessoais