Significar

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(Criou página com ': Significar, ação de atribuir um Significado.')
Linha 1: Linha 1:
-
: [[Significar]], [[ação]] de atribuir um [[Significado]].
+
== 1 ==
 +
: "Todo [[significar]] diz de um ''signum facere'', ou seja, ''fazer, tornar [[signo]]''. Portanto, no próprio [[ato]] de constituição e instituir-se o [[real]] em [[signos]] reside toda a sua [[problemática]]. Pois, desde o [[momento]] em que o [[real]] aparece como [[realidade]] [[significada]], já não é o [[real]]. O [[signo]] é sempre ''signo de'', nunca [[o que é]]. Em todo [[significar]] há um [[fingir]], um [[dissimular]]" (1).
 +
 
 +
 
 +
: Referência:
 +
 
 +
: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Natureza do fenômeno literário". In: SAMUEL, Rogel (org.). ''Manual de Teoria Literária''. Petrópolis /RJ: Vozes: 1984, p. 46.

Edição de 20h36min de 13 de Agosto de 2019

1

"Todo significar diz de um signum facere, ou seja, fazer, tornar signo. Portanto, no próprio ato de constituição e instituir-se o real em signos reside toda a sua problemática. Pois, desde o momento em que o real aparece como realidade significada, já não é o real. O signo é sempre signo de, nunca o que é. Em todo significar há um fingir, um dissimular" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Natureza do fenômeno literário". In: SAMUEL, Rogel (org.). Manual de Teoria Literária. Petrópolis /RJ: Vozes: 1984, p. 46.
Ferramentas pessoais