Ter
De Dicionrio de Potica e Pensamento
(Diferença entre revisões)
(→1) |
|||
Linha 1: | Linha 1: | ||
__NOTOC__ | __NOTOC__ | ||
== 1 == | == 1 == | ||
- | :"Ter e [[ser]] não são opostos, porque só podemos ter o que somos e só podemos ser o que temos" (1). | + | : "Ter e [[ser]] não são opostos, porque só podemos ter o que somos e só podemos ser o que temos" (1). |
- | :Referência: | + | : Referência: |
- | :(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Interdisciplinaridade poética: o 'entre'". In: ''Revista Tempo Brasileiro''. Rio de Janeiro: número 164, jan.-mar. 2006, p. 24. | + | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Interdisciplinaridade poética: o 'entre'". In: ''Revista Tempo Brasileiro''. Rio de Janeiro: número 164, jan.-mar. 2006, p. 24. |
+ | |||
+ | |||
+ | |||
+ | == 2 == | ||
+ | : "Alberto Caieiro, o poeta-pensador, já o disse poeticamente: | ||
+ | |||
+ | "Mas isto (tristes de nós que trazemos a [[alma]] vestida!), | ||
+ | Isso exige um estudo profundo, | ||
+ | Uma '''[[aprendizagem]] de [[desaprender]]''' . (Poema XXIV) | ||
+ | |||
+ | Procuro despir-me do que aprendi,: | ||
+ | Procuro esquecer-me do modo de lembrar que me ensinaram, | ||
+ | E raspar a tinta com que me pintaram os [[sentidos]] ... (Poema XLVI)" (1) | ||
+ | ´ | ||
+ | : Isso é [[enigmático]] porque devemos [[aprender]] para [[desaprender]], [[ter]] para [[renunciar]], porque só renunciando chegamos a [[ser]] o que temos, porque só podemos [[ter]] o que somos e só podemos [[ser]] o que temos. Portanto, não há uma incompatibilidade [[entre]] [[ter]] e [[ser]]. Entra aí uma terceira [[dimensão]] nesse [[jogo]] dialético [[entre]] [[ter]] e [[ser]], e [[ser]] e [[ter]]: o [[desprendimento]], a [[renúncia]], porque a [[renúncia]] não tira, dá. Nesse [[jogo]] [[dialético]] se torna também claro o [[jogo]] [[entre]] [[identidade]] e [[diferença]]. A [[identidade]] nos remete para o [[horizonte]] do [[fundar]], do [[ser]], do [[nada]]. Já a [[diferença]] nos mostra em que consiste o [[próprio]], (ter), que só o [[nada]], (ser), pode [[fundar]]. Enfim, toda [[aprendizagem]] é um [[desaprender]]. | ||
+ | |||
+ | : [[Manuel Antônio de Castro]]. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | : Referência: | ||
+ | |||
+ | : (1) PESSOA, Fernando. ''Alberto Caeiro''. S. Paulo: Cia. das Letras, 2004, p. 60, 84. |
Edição de 22h12min de 25 de Junho de 2018
1
- "Ter e ser não são opostos, porque só podemos ter o que somos e só podemos ser o que temos" (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Interdisciplinaridade poética: o 'entre'". In: Revista Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro: número 164, jan.-mar. 2006, p. 24.
2
- "Alberto Caieiro, o poeta-pensador, já o disse poeticamente:
"Mas isto (tristes de nós que trazemos a alma vestida!), Isso exige um estudo profundo, Uma aprendizagem de desaprender . (Poema XXIV)
Procuro despir-me do que aprendi,: Procuro esquecer-me do modo de lembrar que me ensinaram, E raspar a tinta com que me pintaram os sentidos ... (Poema XLVI)" (1)
´
- Isso é enigmático porque devemos aprender para desaprender, ter para renunciar, porque só renunciando chegamos a ser o que temos, porque só podemos ter o que somos e só podemos ser o que temos. Portanto, não há uma incompatibilidade entre ter e ser. Entra aí uma terceira dimensão nesse jogo dialético entre ter e ser, e ser e ter: o desprendimento, a renúncia, porque a renúncia não tira, dá. Nesse jogo dialético se torna também claro o jogo entre identidade e diferença. A identidade nos remete para o horizonte do fundar, do ser, do nada. Já a diferença nos mostra em que consiste o próprio, (ter), que só o nada, (ser), pode fundar. Enfim, toda aprendizagem é um desaprender.
- Referência:
- (1) PESSOA, Fernando. Alberto Caeiro. S. Paulo: Cia. das Letras, 2004, p. 60, 84.