Sagrado
De Dicionrio de Potica e Pensamento
(Diferença entre revisões)
Linha 32: | Linha 32: | ||
== Conhecimento moderno == | == Conhecimento moderno == | ||
:A questão do entendimento do que é sagrado passa necessariamente pela questão do [[conhecimento]]. Quando o conhecimento deixou de ser sabedoria? Martin Heidegger trata no ensaio "O tempo da imagem do mundo" (1938), da mudança da natureza do conhecimento na Modernidade. Ora, é através desse conhecimento que se lê o que é o sagrado hoje em dia. E aí está o problema. Também a partir daí é que se pode entender o que é o profano. Logo, o estudo desse ensaio se torna nuclear tanto para a questão do sagrado como para a questão do profano, gerando um plano de fundo para o entendimento da arte, ou seja, a partir de que conhecimento se determina o que é arte. A própria arte funda o seu conhecimento, construindo o real e o homem, gerando dessa maneira uma paidéia poética, não filosófica nem científica. Cf. HEIDEGGER, Martin. "O tempo da imagem do mundo". In: ''Caminhos de floresta''. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2002. | :A questão do entendimento do que é sagrado passa necessariamente pela questão do [[conhecimento]]. Quando o conhecimento deixou de ser sabedoria? Martin Heidegger trata no ensaio "O tempo da imagem do mundo" (1938), da mudança da natureza do conhecimento na Modernidade. Ora, é através desse conhecimento que se lê o que é o sagrado hoje em dia. E aí está o problema. Também a partir daí é que se pode entender o que é o profano. Logo, o estudo desse ensaio se torna nuclear tanto para a questão do sagrado como para a questão do profano, gerando um plano de fundo para o entendimento da arte, ou seja, a partir de que conhecimento se determina o que é arte. A própria arte funda o seu conhecimento, construindo o real e o homem, gerando dessa maneira uma paidéia poética, não filosófica nem científica. Cf. HEIDEGGER, Martin. "O tempo da imagem do mundo". In: ''Caminhos de floresta''. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2002. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | == 7 == | ||
+ | :Cf. HEIDEGGER, Martin. ''Carta sobre o humanismo''. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1967, p. 63. |
Edição de 20h57min de 30 de Dezembro de 2008
Tabela de conteúdo |
Paidéia
- Cf. JAEGER, Werner. Paidéia. São Paulo: Martins Fontes, 1979, p. 648. Vemos aqui já a delimitação de instâncias onde não há mais o sagrado.
Narrativa
- A apreensão do sagrado é complexa. Porém, algo fica evidente: o sagrado é a linguagem in-augural. E como in-augural exercita o augure no in, ou seja, no intus, no entre, no inteligível (o intus-logos). O narrar originário é sagrado porque se torna e vige na poiesis como phainestai (o desvelar/velar, a criptofania). Todo ente/coisa é e vige como narrar-originário-de-sagrado. A narrativa é sagrada porque esta vige no genos e gênese de todo ente-coisa.
Natureza
- "O que é o sagrado para Hölderlin? É a palavra com que ele nomeia a natureza. Esta, contudo, não deve ser tomada como a natura dos romanos, nem como natureza no sentido moderno, pois em ambos os casos é apreendida como conjunto dos fenômenos ou coisas pertencentes a um determinado setor do real, ou seja, o mundo natural. Natureza para o poeta possui, antes, a ressonância da palavra-guia dos primeiros pensadores gregos - physis -, como o aberto, por onde as coisas brotam e desabrocham, mas também como o obscuro, por onde elas se escondem e repousam. A natureza é sagrada para Hölderlin porque ela é mais antiga que os tempos e acima dos deuses". (1)
- Referência:
- (1) HEIDEGGER, Apud, MICHELAZZO, José Carlos. Do um como princípio ao dois como unidade. São Paulo: Annablume, 1999, p. 144.
Michelazzo e Heidegger
- Cf. MICHELAZZO, José Carlos. Do um como princípio ao dois como unidade. São Paulo: Annablume, 1999. Cf. também HEIDEGGER, Martin. Approche de Hölderlin. Paris: Gallimard, 1972.
Contos de fadas
- "Quando os índios norte-americanos e certas tribos de esquimós mandam mensagens convidando os outros para um festival religioso, os mensageiros carregam bastões com penas e estas conferem ao portador a qualidade sacrossanta". (1)
- Referência:
- (1) FRANZ, Marie Louise von. A interpretação dos contos de fadas. Rio: Achiamé, 1981, p. 78. Cf. Idem, p. 88, quando fala dos motivos religiosos dos tapetes.
Conhecimento moderno
- A questão do entendimento do que é sagrado passa necessariamente pela questão do conhecimento. Quando o conhecimento deixou de ser sabedoria? Martin Heidegger trata no ensaio "O tempo da imagem do mundo" (1938), da mudança da natureza do conhecimento na Modernidade. Ora, é através desse conhecimento que se lê o que é o sagrado hoje em dia. E aí está o problema. Também a partir daí é que se pode entender o que é o profano. Logo, o estudo desse ensaio se torna nuclear tanto para a questão do sagrado como para a questão do profano, gerando um plano de fundo para o entendimento da arte, ou seja, a partir de que conhecimento se determina o que é arte. A própria arte funda o seu conhecimento, construindo o real e o homem, gerando dessa maneira uma paidéia poética, não filosófica nem científica. Cf. HEIDEGGER, Martin. "O tempo da imagem do mundo". In: Caminhos de floresta. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2002.
7
- Cf. HEIDEGGER, Martin. Carta sobre o humanismo. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1967, p. 63.