Religião
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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- | :Merquior no livro ''Saudades do carnaval'' faz um estudo do Cristianismo em suas características frente à GNOSE. (1) Aí alude às diferenças entre Ocidente e Oriente: 1ª Há no Ocidente uma predominância da ação (que tanto pode ser interna como transformação do mundo), enquanto no Oriente isso não ocorre, porque haveria uma consubstanciação com a natureza (melhor, com o real). Também no Ocidente o profetismo dá origem a uma concepção linear do tempo, ao passo que no Oriente haveria o tempo circular, cíclico, "eterno retorno do idêntico", estudado por Eliade. Evidente que Merquior não toma o ''agri'' em sua essência, mas enquanto um teorizar transformador. | + | :Merquior no livro ''Saudades do carnaval'' faz um estudo do Cristianismo em suas características frente à GNOSE. (1) Aí alude às diferenças entre [[Ocidente]] e [[Oriente]]: 1ª Há no Ocidente uma predominância da ação (que tanto pode ser interna como transformação do mundo), enquanto no Oriente isso não ocorre, porque haveria uma consubstanciação com a natureza (melhor, com o real). Também no Ocidente o profetismo dá origem a uma concepção linear do tempo, ao passo que no Oriente haveria o tempo circular, cíclico, "eterno retorno do idêntico", estudado por Eliade. Evidente que Merquior não toma o ''agri'' em sua essência, mas enquanto um teorizar transformador. |
Edição de 17h59min de 21 de janeiro de 2009
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- Merquior no livro Saudades do carnaval faz um estudo do Cristianismo em suas características frente à GNOSE. (1) Aí alude às diferenças entre Ocidente e Oriente: 1ª Há no Ocidente uma predominância da ação (que tanto pode ser interna como transformação do mundo), enquanto no Oriente isso não ocorre, porque haveria uma consubstanciação com a natureza (melhor, com o real). Também no Ocidente o profetismo dá origem a uma concepção linear do tempo, ao passo que no Oriente haveria o tempo circular, cíclico, "eterno retorno do idêntico", estudado por Eliade. Evidente que Merquior não toma o agri em sua essência, mas enquanto um teorizar transformador.
- Referência:
- (1) MERQUIOR, José Guilherme. Saudades do carnaval. Rio: Forense, 1972, p. 69.