Mundo

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:Mundo é uma questão complexa e fundamental para cada viver humano. Ao longo da trajetória ocidental foram sendo constituídos diversos conceitos de mundo, ligados a concepções da realidade e do homem. Hedegger faz um comentário e levantamento desses conceitos (1). Ele toma o mundo como questão e usa inicialmente a expressão alemã: ''In der Welt sein'' (Ser, estar jogado no mundo). Indica no homem a abertura essencial para o Ser, a transcendência, aquilo que constitui o homem como homem. Um outro nome para mundo e [[transcendência]] é ''lógos''. É nesse [[horizonte]] que se deve ler a sentença órfica:''dzoion logon echon'' (com que se define o homem na ordem da vida)e que significa: O que constitui a essência vital do homem é a transcendência, o ''lógos''.  
:Mundo é uma questão complexa e fundamental para cada viver humano. Ao longo da trajetória ocidental foram sendo constituídos diversos conceitos de mundo, ligados a concepções da realidade e do homem. Hedegger faz um comentário e levantamento desses conceitos (1). Ele toma o mundo como questão e usa inicialmente a expressão alemã: ''In der Welt sein'' (Ser, estar jogado no mundo). Indica no homem a abertura essencial para o Ser, a transcendência, aquilo que constitui o homem como homem. Um outro nome para mundo e [[transcendência]] é ''lógos''. É nesse [[horizonte]] que se deve ler a sentença órfica:''dzoion logon echon'' (com que se define o homem na ordem da vida)e que significa: O que constitui a essência vital do homem é a transcendência, o ''lógos''.  

Edição de 21h41min de 12 de janeiro de 2009

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Mundo é uma questão. No entanto, num real dominado pelos conceitos metafísicos, muitos são os seus adjetivos qualificativos, sem nos darmos conta de que o adjetivo já pressupõe o mundo como vigência originária. É isto o que Heidegger quer dizer que o ser-humano é um ser da facticidade. Vivermos, queiramos ou não, quer dizer vivermos já desde sempre no mundo. É impossível pensar a realidade sem mundo. É aqui que podemos citar o fragmento 30 de Heráclito: "O mundo, o mesmo em todos, nenhum dos deuses, e nenhum dos homens o fez, mas sempre foi, é e será, fogo sempre vivo, acendendo segundo a medida e segundo a medida apagando". Notemos que o pensador diz que o Mundo foi, é e será. Porém, o ser se dá enquanto verdade e enquanto verdade é que a obra de arte se constitui originariamente como Mundo e Terra. A dimensão Mundo da obra de arte não é qualqer mundo como adjetivo qualificativo, mas a própria vigência da realidade enquanto verdade e não-verdade, pois mundo está ligado à clareira, o retrair-se do ser para deixar o não-ser ser como presença: mundo.


Referência:
HERÁCLITO. trad. Emmanuel Carneiro Leão. In: Os pensadores originários. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 67.


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Mundo é uma questão complexa e fundamental para cada viver humano. Ao longo da trajetória ocidental foram sendo constituídos diversos conceitos de mundo, ligados a concepções da realidade e do homem. Hedegger faz um comentário e levantamento desses conceitos (1). Ele toma o mundo como questão e usa inicialmente a expressão alemã: In der Welt sein (Ser, estar jogado no mundo). Indica no homem a abertura essencial para o Ser, a transcendência, aquilo que constitui o homem como homem. Um outro nome para mundo e transcendência é lógos. É nesse horizonte que se deve ler a sentença órfica:dzoion logon echon (com que se define o homem na ordem da vida)e que significa: O que constitui a essência vital do homem é a transcendência, o lógos.


Referência

(1)Cf. HEIDEGGER, Martin. Da essência do fundamento. Lisboa: Ediçõs 70, 1988, p. 42-43.

3

"Mundo é o acontecimento apropriador de clareira e iluminação" (1).
Referência
(1)HEIDEGGER, Martin. Ensaios e conferências. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 244.
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