Luz

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(2)
Linha 1: Linha 1:
== 1 ==
== 1 ==
-
:"Na Grécica, luz (phos)é o [[princípio]] de tudo (arché panton): da [[vida]] e do [[pensamento]] (zoé e nous), da [[arte]] e da Cidade (téchne e Pólis), do [[conhecimento]] e da produção (episteme e póiesis), do agir e do prestar (pracsein e chresthai)" (1).
+
:"Na Grécica, luz (phos) é o [[princípio]] de tudo (arché panton): da [[vida]] e do [[pensamento]] (zoé e nous), da [[arte]] e da Cidade (téchne e Pólis), do [[conhecimento]] e da produção (episteme e póiesis), do agir e do prestar (pracsein e chresthai)" (1).

Edição de 14h39min de 5 de março de 2011

1

"Na Grécica, luz (phos) é o princípio de tudo (arché panton): da vida e do pensamento (zoé e nous), da arte e da Cidade (téchne e Pólis), do conhecimento e da produção (episteme e póiesis), do agir e do prestar (pracsein e chresthai)" (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. Filosofia grega - uma introdução. Teresópolis: Daimon, 2010, p. 89.


2

"... para um grego luz é sempre energia irradiante em todo ser e não ser de tudo que é e está sendo, de tudo que não é nem está sendo. Energia de pura irradiação, luz concentra em si a força poética do raio de Zeus, que rege e acata todas as coisas: panta oikidzei kéranous (Diels, 66) (1).


Referência:
(1)LEÃO, Emmanuel Carneiro. Filosofia grega - uma introdução. Teresópolis: Daimon, 2010, p. 90.