Lugar

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
m (1)
Linha 1: Linha 1:
__NOTOC__
__NOTOC__
== 1 ==
== 1 ==
-
:"O lugar acolhe, numa circunstância, a simplicidade de terra e céu, dos divinos e dos mortais, à medida que edifica em [[espaço|espaços]] a circunstância. É num duplo sentido que o lugar dá espaço à [[quadratura]]. O lugar ''deixa ser'' a quadratura e o lugar ''edifica'' a quadratura. Dar espaço no sentido de deixar ser e dar espaço no sentido de edificar se pertencem mutuamente. Enquanto um duplo dar espaço, o lugar é um [[abrigo]] da quadratura e, como ainda diz a mesma palavra, ''Huis, Haus'', uma moradia" (1).  
+
:"O lugar acolhe, numa circunstância, a simplicidade de terra e céu, dos divinos e dos mortais, à medida que edifica em [[espaço|espaços]] a circunstância. É num duplo sentido que o lugar dá espaço à [[quadratura]]. O lugar ''deixa ser'' a quadratura e o lugar ''edifica'' a quadratura. Dar espaço no sentido de deixar ser e dar espaço no sentido de edificar se pertencem mutuamente. Enquanto um duplo dar espaço, o lugar é um abrigo da quadratura e, como ainda diz a mesma palavra, ''Huis, Haus'', uma moradia" (1).  

Edição de 02h18min de 18 de Agosto de 2009

1

"O lugar acolhe, numa circunstância, a simplicidade de terra e céu, dos divinos e dos mortais, à medida que edifica em espaços a circunstância. É num duplo sentido que o lugar dá espaço à quadratura. O lugar deixa ser a quadratura e o lugar edifica a quadratura. Dar espaço no sentido de deixar ser e dar espaço no sentido de edificar se pertencem mutuamente. Enquanto um duplo dar espaço, o lugar é um abrigo da quadratura e, como ainda diz a mesma palavra, Huis, Haus, uma moradia" (1).


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. Ensaios e conferências. Tradução de Emmanuel Carneiro Leão, Gilvan Fogel, Marcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes, 2001, p. 137