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De Dicionrio de Potica e Pensamento

Edição feita às 01h35min de 4 de Agosto de 2009 por Profmanuel (Discussão | contribs)

NOTOC

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"Início é o princípio. Início é alavanca. Remete-nos ao empuxo e arranque com que uma coisa começa. Enquanto princípio é origem. Remete-nos à fonte donde uma coisa brota. O início, mal inicia, e já está superado. Desaparece e fica para trás nas peripécias do processo de criar e produzir. O princípio, ao contrário, surge e se impõe ao longo de todo o processo, pois só alcança a plenitude no fim. Início é o princípio em busca de realização, fim é o princípio plenamente realizado como princípio" (1). O início se dá sempre enquanto técnica, já o princípio é o vigorar da [[poieses]]. Por isso é que não se pode ler uma obra de arte apenas atentando para o início, isto é, apenas para a técnica ou forma, mas é necessário ver e compreender que o início já é uma doação da poiesis ou princípio. Toda técnica se move no agir causal, já a poiesis vigora no agir originário, isto é, no que denomina princípio ou [[arkhé]], em grego. A história da arte no Ocidente nunca se mede pela poiesis', mas tão-somente pela [[tekhné]], daí uma concepção retórica e formal da arte, pois nela sempre fica esquecido o princípio.


(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. Aprendendo a pensar II. Petrópolis: Vozes, 1972, p. 241.
- Manuel Antônio de Castro
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