Historiografia
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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- | :HEIDEGGER, Martin. ''Heráclito''. Rio de Janeiro: Delume Dumará, 1998, p. 206. | + | :(1) HEIDEGGER, Martin. ''Heráclito''. Rio de Janeiro: Delume Dumará, 1998, p. 206. |
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:A historiografia é uma parte menor da [[memória]]. Nenhuma obra de [[arte]] tem como questão central a historiografia (mesmo os romances históricos). A historiografia é sempre incidental e acidental em toda grande [[obra]] de arte. Não que não se inter-esse por ela, mas porque se centraliza sempre na memória como acontecer poético. Na e pela memória toda [[ficção]], como "matéria vertente", se plasma, se figura na teia da vida pela ambigüidade do que foi, é e será. Não podemos simplesmente confundir historiografia com história como se faz em geral. O [[tempo]] acontecendo como memória é a história enquanto acontecer poético. A redução da memória ao tempo cronológico e seu estudo é o que se denomina historiografia. | :A historiografia é uma parte menor da [[memória]]. Nenhuma obra de [[arte]] tem como questão central a historiografia (mesmo os romances históricos). A historiografia é sempre incidental e acidental em toda grande [[obra]] de arte. Não que não se inter-esse por ela, mas porque se centraliza sempre na memória como acontecer poético. Na e pela memória toda [[ficção]], como "matéria vertente", se plasma, se figura na teia da vida pela ambigüidade do que foi, é e será. Não podemos simplesmente confundir historiografia com história como se faz em geral. O [[tempo]] acontecendo como memória é a história enquanto acontecer poético. A redução da memória ao tempo cronológico e seu estudo é o que se denomina historiografia. | ||
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:(1) HEIDEGGER, Martin. ''Heráclito''. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1998, p. 285-286. | :(1) HEIDEGGER, Martin. ''Heráclito''. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1998, p. 285-286. | ||
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:"Perdida a dimensão originária do tempo, a historiografia fixou-se no que passou. Como se o homem fosse estático e não fundamentalmente um projeto. Só tem olhos para os fatos, os feitos. O histórico não pode ser reduzido aos fatos na medida em que não abarca o presente em tensão com o porvir. Esta dimensão integradora, essencialmente histórica, se dá no acontecimento" (1). | :"Perdida a dimensão originária do tempo, a historiografia fixou-se no que passou. Como se o homem fosse estático e não fundamentalmente um projeto. Só tem olhos para os fatos, os feitos. O histórico não pode ser reduzido aos fatos na medida em que não abarca o presente em tensão com o porvir. Esta dimensão integradora, essencialmente histórica, se dá no acontecimento" (1). | ||
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- | :(1) CASTRO, Manuel Antônio de. ''O acontecer poético'' - a história literária. Rio de Janeiro: Antares, 1982, p. 42. | + | :(1) CASTRO, Manuel Antônio de. ''O acontecer poético'' - a história literária. Rio de Janeiro: Antares, 1982, p. 42. |
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Edição de 12h21min de 13 de março de 2009
1
- "Enquanto modo de assenhoreamento técnico da história passada, a historiografia talvez constitua o muro de bloqueio que o homem moderno estratificou diante do passado vigente e da simplicidade de seu milagre." (1)
- Referência:
- (1) HEIDEGGER, Martin. Heráclito. Rio de Janeiro: Delume Dumará, 1998, p. 206.
2
- A historiografia é uma parte menor da memória. Nenhuma obra de arte tem como questão central a historiografia (mesmo os romances históricos). A historiografia é sempre incidental e acidental em toda grande obra de arte. Não que não se inter-esse por ela, mas porque se centraliza sempre na memória como acontecer poético. Na e pela memória toda ficção, como "matéria vertente", se plasma, se figura na teia da vida pela ambigüidade do que foi, é e será. Não podemos simplesmente confundir historiografia com história como se faz em geral. O tempo acontecendo como memória é a história enquanto acontecer poético. A redução da memória ao tempo cronológico e seu estudo é o que se denomina historiografia.
3
- Um dos aspectos mais importantes do tempo como questão é a diferença entre História e historiografia. Para a História, o mais importante diz respeito ao tempo como questão. Já na historiografia o mais importante é a sucessão das representações da questão no que esta tem de mais superficial, porque vistas apenas na sucessividade ou numa determinada interpretação, como é o caso do lógos enquanto idéia e enunciado, ou seja, como "lógica gramatical". Em termos de atitude intelectual e profissional, isso é fundamental. Heidegger insiste muito nisso: "É por aprendermos isso e somente isso que aprendemos a pensar." (1)
- Referência
- (1) HEIDEGGER, Martin. Heráclito. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1998, p. 285-286.
4
- "Perdida a dimensão originária do tempo, a historiografia fixou-se no que passou. Como se o homem fosse estático e não fundamentalmente um projeto. Só tem olhos para os fatos, os feitos. O histórico não pode ser reduzido aos fatos na medida em que não abarca o presente em tensão com o porvir. Esta dimensão integradora, essencialmente histórica, se dá no acontecimento" (1).
- Referência
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. O acontecer poético - a história literária. Rio de Janeiro: Antares, 1982, p. 42.