Grego

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:Ernesto Grassi, citando Georgiades, faz uma caracterização da [[língua]] grega muito interessante e que pode ser aproximada da totalidade cósmica mítica. É necessário ver as páginas 142-151. É importante sobretudo o que diz sobre [[música]], p. 145; ela está ligada ao corpo: "Os gregos exprimiram a unidade de todos os seus momentos na palavra ''mousiké'', termo esse que possui um significado muito mais vasto do que o do nosso vocabulo música. Para nós trata-se de fenômenos diversos e, por isso, nos é difícil concebê-los como um único. Para Píndaro, o cântico do coro, a linguagem sustentada pela música, não era uma ''techné'' isolada, e Platão atribuía à ''mousiké'' uma virtude educativa porque a concebia como unidade de palavra, ritmo e dança" (1).
:Ernesto Grassi, citando Georgiades, faz uma caracterização da [[língua]] grega muito interessante e que pode ser aproximada da totalidade cósmica mítica. É necessário ver as páginas 142-151. É importante sobretudo o que diz sobre [[música]], p. 145; ela está ligada ao corpo: "Os gregos exprimiram a unidade de todos os seus momentos na palavra ''mousiké'', termo esse que possui um significado muito mais vasto do que o do nosso vocabulo música. Para nós trata-se de fenômenos diversos e, por isso, nos é difícil concebê-los como um único. Para Píndaro, o cântico do coro, a linguagem sustentada pela música, não era uma ''techné'' isolada, e Platão atribuía à ''mousiké'' uma virtude educativa porque a concebia como unidade de palavra, ritmo e dança" (1).

Edição de 13h36min de 13 de março de 2009

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Ernesto Grassi, citando Georgiades, faz uma caracterização da língua grega muito interessante e que pode ser aproximada da totalidade cósmica mítica. É necessário ver as páginas 142-151. É importante sobretudo o que diz sobre música, p. 145; ela está ligada ao corpo: "Os gregos exprimiram a unidade de todos os seus momentos na palavra mousiké, termo esse que possui um significado muito mais vasto do que o do nosso vocabulo música. Para nós trata-se de fenômenos diversos e, por isso, nos é difícil concebê-los como um único. Para Píndaro, o cântico do coro, a linguagem sustentada pela música, não era uma techné isolada, e Platão atribuía à mousiké uma virtude educativa porque a concebia como unidade de palavra, ritmo e dança" (1).


- Manuel Antônio de Castro


Referência:
(1) Arte e mito. Lisboa: Livros do Brasil, s/d., p. 145.
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