Epistéme

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:"A palavra ''episteme'' deriva do particípio ''epistámenos''. Assim se chama o homem enquanto competente e hábil (competência no sentido de pertencimento). A [[filosofia]] é ''epistéme tis'', uma espécie de competência ''theoriké'', que é capaz de ''theorein'', quer dizer, olhar para algo e envolver e fixar com o olhar aquilo que perscruta. É por isso que a filosofia é ''epistéme theoriké'' " (1).  
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: "A palavra ''episteme'' deriva do particípio ''epistámenos''. Assim se chama o homem enquanto competente e hábil (competência no sentido de pertencimento). A [[filosofia]] é ''epistéme tis'', uma espécie de competência ''theoriké'', que é capaz de ''theorein'', quer dizer, olhar para algo e envolver e fixar com o olhar aquilo que perscruta. É por isso que a filosofia é ''epistéme theoriké'' " (1).  
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:(1) HEIDEGGER, Martin. ''Que é isto - a filosofia?''. Trad. Ernildo Stein. Petrópolis: Vozes, 2006, p. 24.
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: (1) HEIDEGGER, Martin. ''Que é isto - a filosofia?''. Trad. Ernildo Stein. Petrópolis: Vozes, 2006, p. 24.
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:Na obra ''Heráclito'', Heidegger diz de que verbo vem ''epistéme'' e qual o seu significado (1). Além disso, diz: ''epistasthai'' - colocar-se e estar diante de algo de maneira que nesse colocar-se e estar-diante-de algo se mostre, e, na [[verdade]], se mostre para nós (''medium''/meio). Colocar-se diante de algo significa: deixar que algo se mostre a fim de que possa tender para o que se mostra, segundo aquilo e como o que se mostra é (2). Poder tender para uma [[coisa]] diz: entender-se com ela e, por isso, ''epístasthai'' significa [[entender]] alguma coisa (3). Isso fica bem claro quando diz: "...''epistemelogike'': o entender-se com o ''[[lógos]]''" (4).
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: Na obra ''Heráclito'', Heidegger diz de que verbo vem ''epistéme'' e qual o seu significado (1). Além disso, diz: ''epistasthai'' - colocar-se e estar diante de algo de maneira que nesse colocar-se e estar-diante-de algo se mostre, e, na [[verdade]], se mostre para nós (''medium''/meio). Colocar-se diante de algo significa: deixar que algo se mostre a fim de que possa tender para o que se mostra, segundo aquilo e como o que se mostra é (2). Poder tender para uma [[coisa]] diz: entender-se com ela e, por isso, ''epístasthai'' significa [[entender]] alguma coisa (3). Isso fica bem claro quando diz: "...''epistemelogike'': o entender-se com o ''[[lógos]]''" (4).
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:- [[Manuel Antônio de Castro]]
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: - [[Manuel Antônio de Castro]]

Edição de 14h31min de 29 de Setembro de 2017


1

"A palavra episteme deriva do particípio epistámenos. Assim se chama o homem enquanto competente e hábil (competência no sentido de pertencimento). A filosofia é epistéme tis, uma espécie de competência theoriké, que é capaz de theorein, quer dizer, olhar para algo e envolver e fixar com o olhar aquilo que perscruta. É por isso que a filosofia é epistéme theoriké " (1).


Referência:


(1) HEIDEGGER, Martin. Que é isto - a filosofia?. Trad. Ernildo Stein. Petrópolis: Vozes, 2006, p. 24.

2

Na obra Heráclito, Heidegger diz de que verbo vem epistéme e qual o seu significado (1). Além disso, diz: epistasthai - colocar-se e estar diante de algo de maneira que nesse colocar-se e estar-diante-de algo se mostre, e, na verdade, se mostre para nós (medium/meio). Colocar-se diante de algo significa: deixar que algo se mostre a fim de que possa tender para o que se mostra, segundo aquilo e como o que se mostra é (2). Poder tender para uma coisa diz: entender-se com ela e, por isso, epístasthai significa entender alguma coisa (3). Isso fica bem claro quando diz: "...epistemelogike: o entender-se com o lógos" (4).


- Manuel Antônio de Castro


Referências:
(1) HEIDEGGER, Martin. Heráclito. Rio, Relume Dumará, 1998, p. 204.
(2) Idem, p. 211.
(3) Idem, p. 212.
(4) Idem, p. 233.


Ver também:


3

"E o que diz e significa episteme? É uma palavra composta da preposição epi e do verbo ístamai. Ístamai diz estar em pé, solidamente estabelecido e fundado. E a preposição epi acrescenta-lhe a conotação de por sobre, em cima, a cavaleiro de, por cima. Da integração de todas estas dimensões formou-se, então, a experiência de conhecimento e ciência em sentido forte de e próprio de episteme. Episteme não diz apenas conhecimento, mas todo o contexto em que se constitui conhecimento" (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "O problema filosófico da lógica em Aristóteles". In: -------. Filosofia grega - uma introdução. Teresópolis: Daimon Editora, 2010, p. 235.
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