Dobra

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
m
Linha 1: Linha 1:
__NOTOC__
__NOTOC__
== 1 ==
== 1 ==
-
:Dobra é o nomear o desdobramento da ''[[arkhé]]'' em ''[[télos]]''. É um desdobrar-se para além e aquém de sistemas, relações e causas, porque toda dobra é sem porquê. Na dobra vige o mesmo pelo qual a ''[[arkhé]]'' e o ''[[télos]]'' constituem identidade e diferença. [[Mesmo]] é a ''arché'' vigorando como desdobramento da dobra no ''télos''. O mesmo enquanto dobra é o ser do [[sendo]]. Sendo é o presencializar-se do que sem cessar se presenteia e aspira à presença do que se faz presente. A plenitude da presença, a ''arkhé'' enquanto ''[[télos]]'', não é a afirmação do ente, mas do sendo em sua plenitude enquanto [[memória]] destinal do mesmo, o retorno à sua fonte de origem, o [[nada]], mas agora como dobra desdobrada, na sua plenitude, onde nada e tudo são um e o mesmo. A dobra não pára de se desdobrar, assim como o diz Heráclito na sentença 84: "Transformando-se, repousa". Por isso, o mesmo é a dobra originária.
+
:Dobra é o nomear o desdobramento da ''[[arkhé]]'' em ''[[télos]]''. É um desdobrar-se para além e aquém de sistemas, relações e causas, porque toda dobra é sem porquê. Na dobra vige o mesmo pelo qual a ''[[arkhé]]'' e o ''[[télos]]'' constituem identidade e diferença. [[Mesmo]] é a ''arkhé'' vigorando como desdobramento da dobra no ''télos''. O mesmo enquanto dobra é o ser do [[sendo]]. Sendo é o presencializar-se do que sem cessar se presenteia e aspira à presença do que se faz presente. A plenitude da presença, a ''arkhé'' enquanto ''[[télos]]'', não é a afirmação do ente, mas do sendo em sua plenitude enquanto [[memória]] destinal do mesmo, o retorno à sua fonte de origem, o [[nada]], mas agora como dobra desdobrada, na sua plenitude, onde nada e tudo são um e o mesmo. A dobra não pára de se desdobrar, assim como o diz Heráclito na sentença 84: "Transformando-se, repousa". Por isso, o mesmo é a dobra originária.
:- [[Manuel Antônio de Castro]]
:- [[Manuel Antônio de Castro]]

Edição de 21h39min de 1 de Abril de 2009

1

Dobra é o nomear o desdobramento da arkhé em télos. É um desdobrar-se para além e aquém de sistemas, relações e causas, porque toda dobra é sem porquê. Na dobra vige o mesmo pelo qual a arkhé e o télos constituem identidade e diferença. Mesmo é a arkhé vigorando como desdobramento da dobra no télos. O mesmo enquanto dobra é o ser do sendo. Sendo é o presencializar-se do que sem cessar se presenteia e aspira à presença do que se faz presente. A plenitude da presença, a arkhé enquanto télos, não é a afirmação do ente, mas do sendo em sua plenitude enquanto memória destinal do mesmo, o retorno à sua fonte de origem, o nada, mas agora como dobra desdobrada, na sua plenitude, onde nada e tudo são um e o mesmo. A dobra não pára de se desdobrar, assim como o diz Heráclito na sentença 84: "Transformando-se, repousa". Por isso, o mesmo é a dobra originária.


- Manuel Antônio de Castro
Ferramentas pessoais