Catálise

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(1)
 
Linha 1: Linha 1:
__NOTOC__
__NOTOC__
== 1 ==
== 1 ==
-
:A força catalítica da [[obra]] de arte é o vigor originário da linguagem e do silêncio, do vazio figurado de visões e ressonâncias criando épocas e leitores. É nesse horizonte que se considera a obra de arte alimento e provoca uma metabolização, isto é, pelo "jogo do entre" desencadeia o que é, no como é, do que não é. A metabolização é o processo desencadeado pelo vigor da catálise poética, pelo qual cada um chega a ser obra de arte. A isso pode-se chamar "arte [[culinária]]" porque o termo "culinária" diz em sua etimologia o "amadurecer". Nâo podemos simplesmente separar o fazer culinário dos outros fazeres, pois nele também se dá a memória do humano em suas diferenças pelo vigor da realidade (''poíesis''). A arte culinária traz em si também sentido e mundo. No amadurecer dá-se tanto o amadurecer das possibilidades do código genético e ao mesmo tempo o amadurecer das possibilidades do humano do homem. Não se pode dissociar um amadurecer do outro.
+
:A força catalítica da [[obra]] de arte é o vigor originário da [[linguagem]] e do [[silêncio]], do vazio figurado de visões e ressonâncias criando épocas e leitores. É nesse horizonte que se considera a obra de arte alimento e provoca uma metabolização, isto é, pelo "jogo do entre" desencadeia o que é, no como é, do que não é. A metabolização é o processo desencadeado pelo vigor da catálise poética, pelo qual cada um chega a ser obra de arte. A isso pode-se chamar "arte [[culinária]]" porque o termo "culinária" diz em sua etimologia o "amadurecer". Nâo podemos simplesmente separar o fazer culinário dos outros fazeres, pois nele também se dá a memória do humano em suas diferenças pelo vigor da realidade (''poíesis''). A arte culinária traz em si também [[sentido]] e [[mundo]]. No amadurecer dá-se tanto o amadurecer das possibilidades do código genético e ao mesmo tempo o amadurecer das possibilidades do humano do homem. Não se pode dissociar um amadurecer do outro.
:- [[Manuel Antônio de Castro]]
:- [[Manuel Antônio de Castro]]

Edição atual tal como 01h15min de 13 de Setembro de 2009

1

A força catalítica da obra de arte é o vigor originário da linguagem e do silêncio, do vazio figurado de visões e ressonâncias criando épocas e leitores. É nesse horizonte que se considera a obra de arte alimento e provoca uma metabolização, isto é, pelo "jogo do entre" desencadeia o que é, no como é, do que não é. A metabolização é o processo desencadeado pelo vigor da catálise poética, pelo qual cada um chega a ser obra de arte. A isso pode-se chamar "arte culinária" porque o termo "culinária" diz em sua etimologia o "amadurecer". Nâo podemos simplesmente separar o fazer culinário dos outros fazeres, pois nele também se dá a memória do humano em suas diferenças pelo vigor da realidade (poíesis). A arte culinária traz em si também sentido e mundo. No amadurecer dá-se tanto o amadurecer das possibilidades do código genético e ao mesmo tempo o amadurecer das possibilidades do humano do homem. Não se pode dissociar um amadurecer do outro.


- Manuel Antônio de Castro
Ferramentas pessoais