Belo

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:O que "belo" significava para os gregos nada tem a ver com o [[estético]] ou [[forma|formal]]. Está fundamentalmente ligado à [[ordem]], manifestação onde vigora a Beleza e o Bem, de que nos fala o pensador Platão. A leitura sofística de Platão, isto é, o platonismo, não se guia mais pela questão em que se move o pensar do Platão pensador. Eis o que nos diz Jaa Torrano. "Belavoz é a mais importante das Musas, porque ela é que acompanha os reis venerandos (vv.79-80). A voz é bela não porque seja agradável e requintada, é bela não por características que consideraríamos formais, mas por este poder, compartilhado por reis e poetas, de configurar e assegurar a Ordem, por este poder de manutenção da Vida e de custódia do Ser. O cantor servo das Musas é o guardião do Ser, os reis alunos de Zeus são os mantenedores da Ordem (do Cosmos), a ambos por igual patrocina e sustenta Belavoz - Bela, por seu poder influi decisivamente nas fontes do Ser e da Vida, pela sua pertinência às dimensões do mundo e ao sentido e totalidade da Vida" (1).
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: O que "belo" significava para os gregos nada tem a ver com o [[estético]] ou [[forma|formal]]. Está fundamentalmente ligado à [[ordem]], manifestação onde vigora a Beleza e o Bem, de que nos fala o pensador Platão. A leitura sofística de Platão, isto é, o platonismo, não se guia mais pela questão em que se move o pensar do Platão pensador. Eis o que nos diz Jaa Torrano. "Belavoz é a mais importante das Musas, porque ela é que acompanha os reis venerandos (vv.79-80). A voz é bela não porque seja agradável e requintada, é bela não por características que consideraríamos formais, mas por este poder, compartilhado por reis e poetas, de configurar e assegurar a Ordem, por este poder de manutenção da Vida e de custódia do Ser. O cantor servo das Musas é o guardião do Ser, os reis alunos de Zeus são os mantenedores da Ordem (do Cosmos), a ambos por igual patrocina e sustenta Belavoz - Bela, por seu poder influi decisivamente nas fontes do Ser e da Vida, pela sua pertinência às dimensões do mundo e ao sentido e totalidade da Vida" (1).
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:(1) TORRANO, Jaa. "Introdução". In: HESÍODO. ''Teogonia''. São Paulo: Iluminuras, 1992, pp. 37-38.
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: (1) TORRANO, Jaa. "Introdução". In: HESÍODO. ''Teogonia''. São Paulo: Iluminuras, 1992, pp. 37-38.
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: "O [[fundar]] que faz o [[amor]] [[acontecer]] enquanto [[belo]] não é o [[próprio]] [[amor]], pois o [[acontecer]] se dá no [[amor]] acontecendo enquanto [[belo]]. Porém, o [[acontecer]] é que, como tal, funda o [[acontecer]] do [[amor]] e não é o [[amor]] acontecendo enquanto [[belo]] que funda o [[acontecer]]. O [[belo]] só será [[belo]] se for, e não enquanto uma [[qualidade]] do [[sujeito]]" (1).
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:  (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Fundar e fundamentar". In: ''Pensamento no Brasil, v.I - Emmanuel Carneiro Leão''.  SANTORO, Fernando e Outros, Org. Rio de Janeiro: Hexis, 2010, p. 218.

Edição de 16h07min de 13 de Setembro de 2018

1

O que "belo" significava para os gregos nada tem a ver com o estético ou formal. Está fundamentalmente ligado à ordem, manifestação onde vigora a Beleza e o Bem, de que nos fala o pensador Platão. A leitura sofística de Platão, isto é, o platonismo, não se guia mais pela questão em que se move o pensar do Platão pensador. Eis o que nos diz Jaa Torrano. "Belavoz é a mais importante das Musas, porque ela é que acompanha os reis venerandos (vv.79-80). A voz é bela não porque seja agradável e requintada, é bela não por características que consideraríamos formais, mas por este poder, compartilhado por reis e poetas, de configurar e assegurar a Ordem, por este poder de manutenção da Vida e de custódia do Ser. O cantor servo das Musas é o guardião do Ser, os reis alunos de Zeus são os mantenedores da Ordem (do Cosmos), a ambos por igual patrocina e sustenta Belavoz - Bela, por seu poder influi decisivamente nas fontes do Ser e da Vida, pela sua pertinência às dimensões do mundo e ao sentido e totalidade da Vida" (1).


- Manuel Antônio de Castro


Referência:
(1) TORRANO, Jaa. "Introdução". In: HESÍODO. Teogonia. São Paulo: Iluminuras, 1992, pp. 37-38.


2

"O fundar que faz o amor acontecer enquanto belo não é o próprio amor, pois o acontecer se dá no amor acontecendo enquanto belo. Porém, o acontecer é que, como tal, funda o acontecer do amor e não é o amor acontecendo enquanto belo que funda o acontecer. O belo só será belo se for, e não enquanto uma qualidade do sujeito" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Fundar e fundamentar". In: Pensamento no Brasil, v.I - Emmanuel Carneiro Leão. SANTORO, Fernando e Outros, Org. Rio de Janeiro: Hexis, 2010, p. 218.
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