Arkhé

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:(1) TORRANO, Jaa. "O mundo como função de musas". In: HESÍODO. ''Teogonia: a origem dos deuses''. Trad. Jaa Torrano. São Paulo: Iluminuras, 2003, p. 21.
:(1) TORRANO, Jaa. "O mundo como função de musas". In: HESÍODO. ''Teogonia: a origem dos deuses''. Trad. Jaa Torrano. São Paulo: Iluminuras, 2003, p. 21.
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: "A [[palavra]] grega [[arché]] designa [[princípio]] como fundo sem fundo, o sem fundo fundante. Da [[arché]], diz Platão no ''Fedro'', nasce tudo o que nasce, enquanto, em si, não nasce de [[nada]]: não é em si, nem para si. Pois, se nascesse de algo, não seria [[arché]], não seria o [[arcaico]] nascer. Como não tem nascimento, a [[arché]] é necessariamente (o) permanente" (1).
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: (1) FAGUNDES, Igor. "A experiência ioruba do sagrado - Provocações para um rito de raspagem do Ocidente". In: Revista Tempo Brasileiro, 194, ''Dialética em questão II''. Rio de Janeiro,jul.-set., 2013, p. 140.

Edição de 21h42min de 5 de Agosto de 2017

1

Anaximandro foi o primeiro a introduzir o termo princípio (1). Cabe notar, porém, que se usa aí o termo arkhé não no sentido de fundamento causal, mas no sentido de unidade que contém os contrários: "contrários são quente e frio, seco e úmido e outros. Segundo uns, da unidade que os contêm, procedem, por divisão, os contrários, como diz Anaximandro: '...pois tudo ou é princípio ou procede de um princípio, mas do ilimitado não há princípio ...'" (2). Esta questão da arkhé é profundamente estudada por Martin Heidegger (3).


- Manuel Antônio de Castro


Referências:
(1) SIMPLÍCIO. Física, 28, 13 (DK 1299), apud Pré-socraticos. Col. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, p.15.
(2) ARISTÓTELES. Física, I 4.187 a 20, apud Pré-socraticos. Col. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, p.15.
(3) "A sentença de Anaximandro". In: Os pré-socráticos. Col. Os pensadores. S. Paulo: Abril Cultural, 1978. Outra tradução em português: "O dito de Anaximandro". In: Caminhos de Floresta. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2002.


Ver também


2

"A noção de arkhé contida no verbo arkhómetha (comecemos) reúne numa unidade indiscernível o sentido de princípio-começo e o de princípio-poder-império" (1).


Referência:
(1) TORRANO, Jaa. "O mundo como função de musas". In: HESÍODO. Teogonia: a origem dos deuses. Trad. Jaa Torrano. São Paulo: Iluminuras, 2003, p. 21.


3

"A palavra grega arché designa princípio como fundo sem fundo, o sem fundo fundante. Da arché, diz Platão no Fedro, nasce tudo o que nasce, enquanto, em si, não nasce de nada: não é em si, nem para si. Pois, se nascesse de algo, não seria arché, não seria o arcaico nascer. Como não tem nascimento, a arché é necessariamente (o) permanente" (1).


Referência:
(1) FAGUNDES, Igor. "A experiência ioruba do sagrado - Provocações para um rito de raspagem do Ocidente". In: Revista Tempo Brasileiro, 194, Dialética em questão II. Rio de Janeiro,jul.-set., 2013, p. 140.
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