Aprender

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(Criou página com '== 1 == :Se ensinar, enquanto pensar, é deixar aprender, o que é aprender? O que a palavra aprender nos quer dizer? Que processo de compreensão e apreensão da...')
(1)
Linha 4: Linha 4:
: - [[Manuel Antônio de Castro]]
: - [[Manuel Antônio de Castro]]
 +
 +
 +
 +
== 2 ==
 +
:"Só se compreende o que se aprende.Pois aprender é esvaziar-se de todo continente e de qualquer conteúdo e, assim, abrir-se e manter-se aberto para o estranho e não sabido, para o outro, a diferença e o desconhecido. Por isso só aprende quem pensa, pois pensar significa acolher o mistério da realidade irrompendo nas realizações do real" (1).
 +
 +
 +
: Referência:
 +
 +
: (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. ''Filosofia grega - uma introdução''. Teresópolis: Daimon Editora, 2010, p.23

Edição de 02h41min de 26 de Setembro de 2012

1

Se ensinar, enquanto pensar, é deixar aprender, o que é aprender? O que a palavra aprender nos quer dizer? Que processo de compreensão e apreensão daquilo que somos como seres humanos, realidade e destino, se concentra na palavra aprender? Ela é constituída do prefixo latino: ad- e do verbo -preendere, -prendere. Este significa no latim: agarrar, prender, ser tomado por. E o ad- é aquele processo de travessia em que nós estamos já existindo em direção a, para fica junto de. Junto do quê? Daquilo que nos prende, daquilo que nos constituiu. O que nos prende? O que nos constitui enquanto sentido, ou seja, o que é o ser humano, a realidade, o destino. Enfim, o Ser.


- Manuel Antônio de Castro


2

"Só se compreende o que se aprende.Pois aprender é esvaziar-se de todo continente e de qualquer conteúdo e, assim, abrir-se e manter-se aberto para o estranho e não sabido, para o outro, a diferença e o desconhecido. Por isso só aprende quem pensa, pois pensar significa acolher o mistério da realidade irrompendo nas realizações do real" (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. Filosofia grega - uma introdução. Teresópolis: Daimon Editora, 2010, p.23
Ferramentas pessoais