Mentira
De Dicionrio de Potica e Pensamento
Edição feita às 19h33min de 7 de janeiro de 2025 por Profmanuel (Discussão | contribs)
1
- "Até a mentira pode ser interpretada por historiadores. A pluralidade e a refutação de diferentes interpretações é parte do debate. Já dizia o filósofo Karl Popper que uma sentença irrefutável não é científica - lembra o historiador italiano Carlo Ginszburg" (1). O historiador italiano diz o seguinte, na entrevista citada: "Até a mentira pode ser interpretada por historiadores. A pluralidade e a refutação de diferentes interpretações é parte do debate. Já disse o filósofo Karl Popper que uma sentença irrefutável não é científica" (2).
- Referências:
- (1) GABRIEL, Ruan de Sousa. A disputa pela verdadeira história. In: O GLOBO, Segundo Caderno, sábado, 8-5-2021, p.1.
- (2) GINSBURG, Carlo. Os usos políticos da mentira são notícia velha. Entrevista. In: O GLOBO, Segundo Caderno, sábado, 9-5-2021, p. 2.
2
- "O que separa o erro da mentira, mostram os pesquisadores, é a intenção. O mentiroso, seja ele um negacionista profissional ou um disseminador de fake news, geralmente conhece a verdade. Negacionistas dizem propagar não uma mera interpretação histórica, mas a verdadeira História. Mas existe verdade histórica?" (1).
- Referência:
- (1) GABRIEL, Ruan de Sousa. A disputa pela verdadeira história. In: O GLOBO, Segundo Caderno, sábado, 8-5-2021, p.1.