Razão
De Dicionrio de Potica e Pensamento
Edição feita às 13h38min de 24 de Dezembro de 2008 por Patricia Marouvo (Discussão | contribs)
1 Diálogo
- Cf. Feitag, Bárbara. A teoria crítica: ontem e hoje. S. Paulo, Brasiliense, 1985, p. 20 e 21. Em relação à Escola de Frankfurt, teríamos três momentos ou três razões: 1ª) Razão crítica. Tem sua origem em Kant e marca um otimismo no poder da razão, podendo ser instrumental e emancipatória. 2ª) Razão negativa. Surge com Horkheimer e Adorno, frente à realidade moderna e ao humanismo diante da realidade da guerra, da cultura de massa. É uma perda de fé na razão. Fé é aqui a palavra adequada, pois tal fé ainda diz uma crença na razão do homem que o faz maior do que a questão, do que a realidade. 3ª) Razão comunicativa. Conceituação desenvolvida por Habermas, tenta superar o solipsismo da consciência e parte para o diálogo como fundamento do consenso. Porém, num tal diálogo nunca se dá o acontecer das diferenças, muito menos da realidade em seu desvelar e velar, em seu dar-se e guardar-se. Num tal diálogo quer-se determinar o auto-diálogo pelo dialógo comunicativo. Não se pensa o diá- de todo diá-logo nem o logos como a identidade das diferenças e a diferença das diferenças, e a identidade das identidades.
2 Razão comunicativa
- "Por isso mesmo, a dialética, ao contrário da lógica formal, é capaz de incluir em seus conceitos os elementos da contradição e da transformação, e de abarcar o não-idêntico em um mesmo conceito. A razão iluminista, com sua dupla face de razão emancipatória e razão instrumental, não deixa de ser razão quando se impõe e concretiza como razão instrumental. Mas por isso mesmo gera, pelas limitações a que ela própria se condena, sua contradição, sua crítica e negação, tornando-se necessário o resgate de seu contrário, originalmente nela contido: a razão emancipatória." (1) Adorno está polemizando com Popper. Este defende a razão lógica, puramente metodológica, ao passo que Adorno defende uma dimensão existencial. A pura razão lógica e instrumental é identificada com o positivismo, defendido por Popper. Ver como conceitos de razão: emancipatória, instrumental, lógico-formal, negativa, dialógica ou comunicativa (todas metafísicas). Estes conceitos não se põem à questão de que toda razão implica uma representação. Ver FREITAG, Bárbara. "A teoria crítica ontem e hoje". S. Paulo, Brasiliense, 1985, p. 59 e 60 a RAZÃO COMUNICATIVA, Razão instrumental e técnica.
- Referência:
- (1) FREITAG, Bárbara. "A teoria crítica ontem e hoje". S. Paulo: Brasiliense, 1985, p. 49.