Universidade

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Diálogos ''trans-'' e a questão do humano. In: http://travessiapoetica.blogspot.com.
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: "É que a universidade está montada numa [[figura]] de verdade científica onde predomina somente o [[lógico]] e as [[relações]] meramente entitativas, [[funcionais]]. A [[origem]] da universidade não foi essa. Ela se fundou e fortaleceu nos três grandes campos de saber e conhecer oriundos do [[Helenismo]]: ''Physik logike'', ''Episteme logike'', ''Ethike logike''. A sua redução ao [[lógico]] decorreu da [[compreensão]] do logike a partir da [[epistemologia]] moderna, em detrimento da [[ontologia]] do [[pensamento]]. Além disso a ''Ethike logike'' foi substituída pelos [[valores]] morais [[transcendentais]], ou seja, fundamentados na [[razão]]. Com isso ficou faltando nos conhecimentos universitários o ''[[ético]]''. Há uma lembrança dele nos conhecidos ''códigos éticos'' de algumas profissões" (1).
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Diálogos ''trans-'' e a questão do humano. In: http://travessiapoetica.blogspot.com.
: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Diálogos ''trans-'' e a questão do humano. In: http://travessiapoetica.blogspot.com.

Edição de 13h20min de 19 de Dezembro de 2016

1

"Dentro da questão da mudança e permanência se destaca a questão do conhecimento universal. Ora, esta palavra deu origem à denominação que se torna o lugar desse acontecer (ou deveria ser): a universidade. Por quê? Porque nela se realizam três atividades essenciais voltadas para o conhecimento ou verdade universal: acumulação, transmissão, inovação. Portanto, o lugar da transformação enquanto permanência e mudança é o que denominamos apropriadamente: universidade" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Diálogos trans- e a questão do humano. In: http://travessiapoetica.blogspot.com.


2

"É que a universidade está montada numa figura de verdade científica onde predomina somente o lógico e as relações meramente entitativas, funcionais. A origem da universidade não foi essa. Ela se fundou e fortaleceu nos três grandes campos de saber e conhecer oriundos do Helenismo: Physik logike, Episteme logike, Ethike logike. A sua redução ao lógico decorreu da compreensão do logike a partir da epistemologia moderna, em detrimento da ontologia do pensamento. Além disso a Ethike logike foi substituída pelos valores morais transcendentais, ou seja, fundamentados na razão. Com isso ficou faltando nos conhecimentos universitários o ético. Há uma lembrança dele nos conhecidos códigos éticos de algumas profissões" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Diálogos trans- e a questão do humano. In: http://travessiapoetica.blogspot.com.
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