Espírito
De Dicionrio de Potica e Pensamento
(Diferença entre revisões)
(→1) |
|||
Linha 5: | Linha 5: | ||
:- [[Manuel Antônio de Castro]] | :- [[Manuel Antônio de Castro]] | ||
+ | |||
+ | |||
+ | |||
+ | == 2 == | ||
+ | :"Chamamos de espírito o [[ente]] que é capaz de exercer-se como um ser-presente-a-si-mesmo, em quem o [[ser]] toma consciência de si e cientemente toma posse de si mesmo numa [[identidade]] de ser e [[saber]]" (1). | ||
+ | |||
+ | |||
+ | :Referência: | ||
+ | |||
+ | : HUMMES, Cláudio. ''Metafísica''. Daltro Filho/Imigrantes/RS, 1964. Mímeo. |
Edição de 19h52min de 22 de Abril de 2012
1
- Espírito/espelho não é saber algo, ou seja, isto e aquilo e aquilo outro, mas, sim, especular "como saber" o seu próprio ser, o que ele é no "como ele sabe". Porém, este saber não pode ficar no saber do "eu" (Ego cogito, de Descartes), mas no saber do "sou" que o "eu" é "como" saber. O "eu" só é a partir do ser. Ou seja, tem de vigorar no Ser para ser o que ele é. Por isso, o Ser nunca se restringe a um "como se sabe" nem se limita ao "que é" do ente. Daí a afirmação de Heidegger dizendo que o Ser não é, pois, se fosse, seria ente e não Ser. Por outro lado, o sendo é sendo do Ser. E, por isso, afirmou também que o que antes de tudo é é o Ser. Há, pois, um Espírito relacionado ao saber/ente do homem e o Espírito referenciado ao Saber/Ser, como fundar de todos os saberes e entes. Porém, entre ente e Ser não há uma dicotomia e um isolamento, pois todo sendo é sendo do Ser. Portanto, o sendo que se sabe (Espírito) só se sabe e é na medida em que sabe e é como sendo do Ser (Espírito).
2
- "Chamamos de espírito o ente que é capaz de exercer-se como um ser-presente-a-si-mesmo, em quem o ser toma consciência de si e cientemente toma posse de si mesmo numa identidade de ser e saber" (1).
- Referência:
- HUMMES, Cláudio. Metafísica. Daltro Filho/Imigrantes/RS, 1964. Mímeo.