Deserto
De Dicionrio de Potica e Pensamento
(Diferença entre revisões)
(→1) |
(→1) |
||
Linha 1: | Linha 1: | ||
== 1 == | == 1 == | ||
- | : "E assim o [[filósofo]] chinês [ [[Chuang Tzu]] ] afirma que nós temos, internamente uma grande árvore, nós temos o aparelho fonador, o | + | : "E assim o [[filósofo]] chinês [ [[Chuang Tzu]] ] afirma que nós temos, internamente uma grande árvore, nós temos o aparelho fonador, o cérebro e a característica de [[poder]] [[dialogar]]. Isso possibilita que a [[linguagem]] nos tenha, ou seja, para que através de nós, a [[linguagem]] flua. E a [[linguagem]] flui, é transmitida a partir da [[terra]] deserta do [[silêncio]]. O [[silêncio]] é o deserto, o [[silêncio]] é o [[vazio]] e [[é]] nesse [[vazio]] que as [[palavras]] atuam, fluem e se fazem presentes. A [[linguagem]] instrumental é o [[útil]]. A [[linguagem]] [[poética]] é o [[inútil]]" (1). |
: Referência: | : Referência: | ||
- | : (1) ROCHA, Antônio Carlos Pereira Borba.''' "[[Diálogo]] com [[Chuang Tzu]], | + | : (1) ROCHA, Antônio Carlos Pereira Borba.''' "[[Diálogo]] com [[Chuang Tzu]], hoje". In: Revista Tempo Brasileiro, 171 - [[Permanência]] e atualidade da [[Poética]]. Rio de Janeiro, out.-dez., 2007, p. 171.''' |
Edição atual tal como 21h36min de 20 de Maio de 2025
1
- "E assim o filósofo chinês [ Chuang Tzu ] afirma que nós temos, internamente uma grande árvore, nós temos o aparelho fonador, o cérebro e a característica de poder dialogar. Isso possibilita que a linguagem nos tenha, ou seja, para que através de nós, a linguagem flua. E a linguagem flui, é transmitida a partir da terra deserta do silêncio. O silêncio é o deserto, o silêncio é o vazio e é nesse vazio que as palavras atuam, fluem e se fazem presentes. A linguagem instrumental é o útil. A linguagem poética é o inútil" (1).
- Referência:
- (1) ROCHA, Antônio Carlos Pereira Borba. "Diálogo com Chuang Tzu, hoje". In: Revista Tempo Brasileiro, 171 - Permanência e atualidade da Poética. Rio de Janeiro, out.-dez., 2007, p. 171.