Velado

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(1)
Linha 1: Linha 1:
== 1 ==
== 1 ==
-
:O sendo se dá sempre numa dobra de estar sendo o que é e estar sendo o que não é. Na dobra e como dobra todo sendo, tal como ele é, é sempre como o encoberto, o velado, pois em todo manifestar-se desvelando-se ele dialeticamente se retrai, dissimula e denega. O sendo no como é se mostra e aparece, mas no e pelo velar ele pode aparecer parecendo. Todo parecer é parecer do que aparecendo não se mostra e não se mostra porque o sendo é sendo do que se desvela e vela.
+
:O [[sendo]] se dá sempre numa [[dobra]] de estar sendo o que é e estar sendo o que não é. Na dobra e como dobra todo sendo, tal como ele é, é sempre como o encoberto, o velado, pois em todo manifestar-se desvelando-se ele dialeticamente se [[retração|retrai]], dissimula e denega. O sendo, no como é, se mostra e aparece, mas no e pelo velar ele pode aparecer parecendo. Todo parecer é parecer do que aparecendo não se mostra e não se mostra porque o sendo é sendo do que se [[desvelamento|desvela]] e vela.
-
- [[Manuel Antônio de Castro]]
+
:- [[Manuel Antônio de Castro]]

Edição de 19h35min de 13 de Setembro de 2009

1

O sendo se dá sempre numa dobra de estar sendo o que é e estar sendo o que não é. Na dobra e como dobra todo sendo, tal como ele é, é sempre como o encoberto, o velado, pois em todo manifestar-se desvelando-se ele dialeticamente se retrai, dissimula e denega. O sendo, no como é, se mostra e aparece, mas no e pelo velar ele pode aparecer parecendo. Todo parecer é parecer do que aparecendo não se mostra e não se mostra porque o sendo é sendo do que se desvela e vela.


- Manuel Antônio de Castro
Ferramentas pessoais