Explicar
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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- | :Explicar é um processo interpretativo, porém mais ligado à [[análise]], pois pressupõe um modelo em relação ao qual se dá a ex-plicação. Explicar é tornar claro, é se mover no âmbito no sabido e no [[esquecimento]] do que se oculta. "Todo esforço converge para tornar objetiva a [[historicidade]]. Na [[história]], porém, só é objetivo o que se deixa comparar, uma vez que, na comparação de tudo com tudo, se chega a uma explicação. Por isso também a possibilidade de [[comparação]] vale como modelo de [[objetividade]] histórica. O alcance das pesquisas só se estende até onde vai a comparação, base da explicação que processa em objetividade a história. [...] O [[extraordinário]] na história permanece inexplicável" | + | :Explicar é um processo interpretativo, porém mais ligado à [[análise]], pois pressupõe um modelo em relação ao qual se dá a ex-plicação. Explicar é tornar claro, é se mover no âmbito no sabido e no [[esquecimento]] do que se oculta. "Todo esforço converge para tornar objetiva a [[historicidade]]. Na [[história]], porém, só é objetivo o que se deixa comparar, uma vez que, na comparação de tudo com tudo, se chega a uma explicação. Por isso também a possibilidade de [[comparação]] vale como modelo de [[objetividade]] histórica. O alcance das pesquisas só se estende até onde vai a comparação, base da explicação que processa em objetividade a história. [...] O [[extraordinário]] na história permanece inexplicável" (1). |
Edição de 23h01min de 16 de Agosto de 2009
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- Explicar é um processo interpretativo, porém mais ligado à análise, pois pressupõe um modelo em relação ao qual se dá a ex-plicação. Explicar é tornar claro, é se mover no âmbito no sabido e no esquecimento do que se oculta. "Todo esforço converge para tornar objetiva a historicidade. Na história, porém, só é objetivo o que se deixa comparar, uma vez que, na comparação de tudo com tudo, se chega a uma explicação. Por isso também a possibilidade de comparação vale como modelo de objetividade histórica. O alcance das pesquisas só se estende até onde vai a comparação, base da explicação que processa em objetividade a história. [...] O extraordinário na história permanece inexplicável" (1).
- Referência:
- (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. In:Os pensadores originários. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 15.