InÃcio
De Dicionário de Poética e Pensamento
(Diferença entre revisões)
Profmanuel (Discussão | contribs)
(Criou página com '== NOTOC == == 1 == :"InÃcio é o princÃpio. InÃcio é alavanca. Remete-nos ao empuxo e arranque com que uma coisa começa. Enquanto princÃpio é origem. Remete-n...')
Edição posterior →
Edição de 01h34min de 4 de Agosto de 2009
NOTOC
1
- "InÃcio é o princÃpio. InÃcio é alavanca. Remete-nos ao empuxo e arranque com que uma coisa começa. Enquanto princÃpio é origem. Remete-nos à fonte donde uma coisa brota. O inÃcio, mal inicia, e já está superado. Desaparece e fica para trás nas peripécias do processo de criar e produzir. O princÃpio, ao contrário, surge e se impõe ao longo de todo o processo, pois só alcança a plenitude no fim. InÃcio é o princÃpio em busca de realização, fim é o princÃpio plenamente realizado como princÃpio" (1). O inÃcio se dá sempre enquanto técnica, já o princÃpio é o vigorar da [[poieses]]. Por isso é que não se pode ler uma obra de arte apenas atentando para o inÃcio, isto é, apenas para a técnica ou forma, mas é necessário ver e compreender que o inÃcio já é uma doação da poiesis ou princÃpio. Toda técnica se move no agir causal, já a poiesis vigora no agir originário, isto é, no que denomina princÃpio ou [[arkhé]], em grego. A história da arte no Ocidente nunca se mede pela poiesis', mas tão-somente pela [[tekhné]], daà uma concepção retórica e formal da arte, pois nela sempre fica esquecido o princÃpio.
- (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. Aprendendo a pensar II. Petrópolis: Vozes, 1972, p. 241.