Finito
De Dicionário de Poética e Pensamento
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Edição de 23h02min de 26 de Dezembro de 2008
Oposição e ambigüidade
- O problema e densidade do finito ficam bem claros quando fazemos uma escuta do pensamento de Platão, não reduzido a conceitos pelo platonismo. "Da separação metafÃsica da finitude sensÃvel e da infinitude inteligÃvel decorrem as oposições antagônicas do corpo e da alma, da matéria e do espÃrito". (1) O universal abstrato, o conceito, é a infinitude inteligÃvel. "No pensamento criticamente irônico de F. Schlegel, o finito sensÃvel e o infinito inteligÃvel são dois pólos de uma mesma unidade polarizada. Tese e antÃtese constituem a tensão polar da aparência finita e da idéia infinita".(2) É importante distinguir o que Platão nos propõe como questão do que posteriormente foi reduzido a conceitos. A redução do pensamento de Platão à epistemologia medieval e moderna faz com que o seu pensamento seja reduzido a dicotomias, quando ele nos propõe um pensamento ambÃguo, como por exemplo, no uso das palavras gregas diánoia e éidos, de profunda densidade ambÃgua. Como traduzir tais palavras gregas, que se contextualizam dentro de um uso cotidiano e ao mesmo tempo dentro do pensamento original de Platão? Por exemplo, se entendemos diánoia como entre-percepção, tudo se torna bem mais complexo do que uma simples leitura epistemológica. Cf. HEIDEGGER, Martin. De l'éssence de la vérité. Paris: Gallimard, 2001.
- Referências:
- (1) SOUZA, Ronaldes de Melo e. "Introdução à poética da Ironia". In: Linha da Pesquisa, n. 1, v.1, 2000, p.32.
- (2) Idem, p.33.