Ser Absoluto

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(Criou página com '== 1 == : "... se o Ser Absoluto, ou seja, Deus, implica um agir que exerce o ser como tal na sua plenitude infinita, então o Ser Absoluto exerce a s...')
(1)
 
Linha 1: Linha 1:
-
== 1 ==
 
-
: "... se o [[Ser Absoluto]], ou seja, [[Deus]], implica um [[agir]] que exerce o [[ser]] como tal na sua [[plenitude]] [[infinita]], então o [[Ser Absoluto]] exerce a si mesmo em [[plenitude]] e seu [[exercício]] é bem mais um [[exercício]] [[espiritual]] em toda a [[perfeição]]. Disto [[tudo]] se conclui não apenas que [[Deus]] é, [[necessariamente]], [[espírito]] [[perfeito]], [[infinito]] e [[absoluto]] (= todos [[sinônimos]] da mesma [[realidade]] [[divina]]), mas também que o [[critério]] para julgarmos quais são os [[conteúdos]] [[entitativos]] [[espirituais]] ou, mais claramente, aquilo que nós dizemos do [[espírito]] [[finito]], não sob o aspecto de sua [[finitude]], mas de sua [[espiritualidade]] pode [[ser]] aplicado, [[analogamente]], a [[Deus]]" (1).
 
-
 
-
:  Referência:
 
-
 
-
:  (1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. ''Metafísica''. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.
 

Edição atual tal como 22h21min de 12 de Agosto de 2020

Ferramentas pessoais