Princípio
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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:(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. ''Apendendo a pensar II''. Petrópolis, Vozes, 1992, p.242. | :(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. ''Apendendo a pensar II''. Petrópolis, Vozes, 1992, p.242. | ||
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+ | :"Ora, um princípio constitui algo inato, pois é a partir de um princípio que necessariamente assume existência tudo aquilo que existe, ao passo que o princípio não provém de coisa alguma, pois, se começasse a ser partindo de qualquer outra fonte, não seria princípio" (1) | ||
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+ | :(1) PLATÃO. ''Fedro''. 5ª ed. Lisboa: Guimarães, 1994, p. 57, 245 d. |
Edição de 02h50min de 14 de março de 2009
1
- "Arcaica, no sentido etimológico, leva-nos a envolver a ideia de [[arkhé]].Um princípio inaugural, constitutivo e dirigente. Arckhé significa o que está à frente e por isso é o começo ou princípio de tudo. A Noite está à frente, nasce de Kháos. O que está à frente tem o comando de todo o restante. É também arkhé: o fundamento, a origem, o que está no começo de modo absoluto, o ponto de partida de um caminho, o fundamento das ações. Como tem comando, tem o poder, é a autoridade"(1). Como a autora torna claro, a compreensão de arkhé como princípio e origem só é princípio porque, por estar à frente e comandar é que é inaugural, originário. Por isso reina vigorosamente da origem ao fim. Princípio diz, então, o estar sempre principiando como tempo originário.
- Referência
- (1) GROETAERS, Elenice. A poética da noite em Vinicius de Moraes. São Paulo: Scortecci, 2007, p.72.
2
- "Fundamento é aquilo de onde o ente como tal, em seu tornar-se, passar e permanecer, é aquilo que é e como é, enquanto cognoscível, manipulável e transformável". (1)
- Referência:
- (1) Cf. HEIDEGGER, Martin. "O fim da filosofia e a tarefa do pensamento". In: Os pensadores . Martin Heidegger. São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 71.
3
- "O princípio surge e se impõe ao longo de todo o processo, pois só alcança a plenitude no fim. Início é o princípio em busca de realização, fim é o princípio plenamente realizado como princípio” (1).
- Referência
- (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. Apendendo a pensar II. Petrópolis, Vozes, 1992, p.242.
4
- "Ora, um princípio constitui algo inato, pois é a partir de um princípio que necessariamente assume existência tudo aquilo que existe, ao passo que o princípio não provém de coisa alguma, pois, se começasse a ser partindo de qualquer outra fonte, não seria princípio" (1)
- Referência
- (1) PLATÃO. Fedro. 5ª ed. Lisboa: Guimarães, 1994, p. 57, 245 d.