Princípio

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
Linha 14: Linha 14:
:(1) Cf. HEIDEGGER, Martin. "O fim da filosofia e a tarefa do pensamento". In: '' Os pensadores'' . Martin Heidegger. São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 71.
:(1) Cf. HEIDEGGER, Martin. "O fim da filosofia e a tarefa do pensamento". In: '' Os pensadores'' . Martin Heidegger. São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 71.
 +
 +
== 3 ==
 +
:"O princípio surge e se impõe ao longo de todo o processo, pois só alcança a plenitude no fim. Início é o princípio em busca de realização, fim é o princípio plenamente realizado como princípio” (1).
 +
 +
:Referência
 +
:(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. ''Apendendo a pensar II''. Petrópolis, Vozes, 1992, p.242.

Edição de 21h32min de 3 de março de 2009

1

"Arcaica, no sentido etimológico, leva-nos a envolver a ideia de [[arkhé]].Um princípio inaugural, constitutivo e dirigente. Arckhé significa o que está à frente e por isso é o começo ou princípio de tudo. A Noite está à frente, nasce de Kháos. O que está à frente tem o comando de todo o restante. É também arkhé: o fundamento, a origem, o que está no começo de modo absoluto, o ponto de partida de um caminho, o fundamento das ações. Como tem comando, tem o poder, é a autoridade"(1). Como a autora torna claro, a compreensão de arkhé como princípio e origem só é princípio porque, por estar à frente e comandar é que é inaugural, originário. Por isso reina vigorosamente da origem ao fim. Princípio diz, então, o estar sempre principiando como tempo originário.


Referência
(1) GROETAERS, Elenice. A poética da noite em Vinicius de Moraes. São Paulo: Scortecci, 2007, p.72.

2

"Fundamento é aquilo de onde o ente como tal, em seu tornar-se, passar e permanecer, é aquilo que é e como é, enquanto cognoscível, manipulável e transformável". (1)


Referência:
(1) Cf. HEIDEGGER, Martin. "O fim da filosofia e a tarefa do pensamento". In: Os pensadores . Martin Heidegger. São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 71.

3

"O princípio surge e se impõe ao longo de todo o processo, pois só alcança a plenitude no fim. Início é o princípio em busca de realização, fim é o princípio plenamente realizado como princípio” (1).
Referência
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. Apendendo a pensar II. Petrópolis, Vozes, 1992, p.242.
Ferramentas pessoais