Conhecimento

De Dicionário de Poética e Pensamento

(Diferença entre revisões)
(Nova página: == 1 == :Grassi resume: Logos: 1º empiria; 2º techné; 3º poiesis. Essas distinções são interessantes porque permitem ir ao fundamento da poiesis: "Regras técnicas para a poesi...)
Linha 5: Linha 5:
:Referências:  
:Referências:  
:GRASSI, Ernesto. Arte e Mito, Lisboa, Livros do Brasil, s/d, p. 91.
:GRASSI, Ernesto. Arte e Mito, Lisboa, Livros do Brasil, s/d, p. 91.
 +
 +
== 2 ==
 +
:"No conhecimento se dá um esforço contínuo de esclarecer, que é levar o obscuro para o claro, o ameaçador para o seguro. Aí se explicam o empenho e até engajamento de diferentes disciplinas. Nesse sentido, todo conhecimento é instrumental e funcional. Ele nos dá confiança diante dos permanentes desafios que é viver" (1).
 +
 +
:Referência
 +
 +
:(1) CASTRO, Manuel Antônio de. Interdisciplinaridade poética: o "entre". In: Revista ''Tempo Brasileiro'', Rio de Janeiro, 164: 7/36, jan.-mar., 2006, p. 12.
== Ver também ==
== Ver também ==
*[[Logos]]
*[[Logos]]

Edição de 21h03min de 3 de março de 2009

1

Grassi resume: Logos: 1º empiria; 2º techné; 3º poiesis. Essas distinções são interessantes porque permitem ir ao fundamento da poiesis: "Regras técnicas para a poesia, para a pintura ou para a música não podem nunca atingir o que é decisivo para a obra de arte"
Referências:
GRASSI, Ernesto. Arte e Mito, Lisboa, Livros do Brasil, s/d, p. 91.

2

"No conhecimento se dá um esforço contínuo de esclarecer, que é levar o obscuro para o claro, o ameaçador para o seguro. Aí se explicam o empenho e até engajamento de diferentes disciplinas. Nesse sentido, todo conhecimento é instrumental e funcional. Ele nos dá confiança diante dos permanentes desafios que é viver" (1).
Referência
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. Interdisciplinaridade poética: o "entre". In: Revista Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, 164: 7/36, jan.-mar., 2006, p. 12.


Ver também

Ferramentas pessoais