Modernidade

De Dicionrio de Potica e Pensamento

(Diferença entre revisões)
Linha 12: Linha 12:
:Na ciência está a verdade do saber,
:Na ciência está a verdade do saber,
:Na técnica está a verdade do fazer.
:Na técnica está a verdade do fazer.
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:É claro que aqui falta a arte, que é cooptada pelo saber e pelo fazer, agenciados pelos gêneros e pelos estilos de época.  
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:É claro que aqui falta a arte, que é cooptada pelo saber e pelo fazer, agenciados pelos gêneros e pelos estilos de época, pelo saber das ideologias e pelo fazer retórico-sofístico das formas. A verdade sem atributos, que é a da arte, concentra-se nas grandes obras de arte. Contudo quem a experiencia no silêncio da sua existência e na opressão das três verdades atributivas? Para aprofundar a questão conferir aabaixo.
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:Para Aprofundar:
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:Referência:
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:LEÃO, Emmanuel Carneiro. ''O pensamento a serviço do silêncio''. In: Ensaios de filosofia. Org. Marcia S. C. Schuback. Petrópolis, Vozes, 1999.
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:LEÃO, Emmanuel Carneiro. "O pensamento a serviço do silêncio". In: SCHUBACK, Marcia S. C. (org.). ''Ensaios de filosofia''. Petrópolis: Vozes, 1999.
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Edição de 18h04min de 18 de janeiro de 2009

1

“Na funcionalidade do ser e na operatividade da verdade se concentra toda a modernidade”.


Referências:
LEÃO, Emmanuel Carneiro. Aprendendo a pensar II. Petrópolis. Vozes, 1992, p. 161/162.

2

A modernidade como etapa da metafísica humanista está fundada em três verdades:
No cristianismo está a verdade do crer,
Na ciência está a verdade do saber,
Na técnica está a verdade do fazer.
É claro que aqui falta a arte, que é cooptada pelo saber e pelo fazer, agenciados pelos gêneros e pelos estilos de época, pelo saber das ideologias e pelo fazer retórico-sofístico das formas. A verdade sem atributos, que é a da arte, concentra-se nas grandes obras de arte. Contudo quem a experiencia no silêncio da sua existência e na opressão das três verdades atributivas? Para aprofundar a questão conferir aabaixo.


Referência:
LEÃO, Emmanuel Carneiro. "O pensamento a serviço do silêncio". In: SCHUBACK, Marcia S. C. (org.). Ensaios de filosofia. Petrópolis: Vozes, 1999.

3

“Segundo Habermas, a modernidade se caracteriza por ter criado uma disjunção, um hiato, entre o mundo vivido e o sistema (*Entkoppelung*)”.


FREITAG, Bárbara. A teoria crítica: ontem e hoje. São Paulo: Brasiliense, 1985, p. 62.

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