Salvação

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: A espera de um salvador que oferte a salvação é ainda não compreender que a liberdade não é um fim nem uma oferta. Por isso, a grande luta não é por um Salvador, que nos traga a salvação. A grande luta é para nos salvar da salvação. Essa é uma das teses centrais da poética de Kazantzakis. E numa afirmação poética, e por isso mesmo paradoxal, diz, dando a palavra a Buda: “- A salvação significa a liberação de todos os salvadores. Esta é a liberdade suprema, a mais alta, onde um homem respira somente com dificuldade ... Em outras palavras entendes, [leitor], quem é o Salvador perfeito... É o Salvador que libertará a humanidade da salvação” (1).(Kazantzakis, 1975: 245).
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: A espera de um salvador que oferte a [[salvação]] é ainda não [[compreender]] que a [[liberdade]] não é um fim nem uma oferta. Por isso, a grande luta não é por um Salvador, que nos traga a [[salvação]]. A grande luta é para nos salvar da [[salvação]]. Essa é uma das teses centrais da [[poética]] de Kazantzakis. E numa afirmação poética, e por isso mesmo paradoxal, diz, dando a [[palavra]] a Buda: “- A [[salvação]] significa a liberação de todos os salvadores. Esta é a [[liberdade]] suprema, a mais alta, onde um [[homem]] respira somente com dificuldade ... Em outras [[palavras]] entendes, [leitor], quem é o Salvador perfeito... É o Salvador que libertará a [[humanidade]] da [[salvação]]” (1).(Kazantzakis, 1975: 245).
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: (1). KAZANTZAKIS, Nikos. ''Testamento para El Greco''. Trad. Clarice Lispector. Rio de Janeiro: Arte Nova, 1975, p. 245.
: (1). KAZANTZAKIS, Nikos. ''Testamento para El Greco''. Trad. Clarice Lispector. Rio de Janeiro: Arte Nova, 1975, p. 245.
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Edição de 01h42min de 24 de Maio de 2018

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A espera de um salvador que oferte a salvação é ainda não compreender que a liberdade não é um fim nem uma oferta. Por isso, a grande luta não é por um Salvador, que nos traga a salvação. A grande luta é para nos salvar da salvação. Essa é uma das teses centrais da poética de Kazantzakis. E numa afirmação poética, e por isso mesmo paradoxal, diz, dando a palavra a Buda: “- A salvação significa a liberação de todos os salvadores. Esta é a liberdade suprema, a mais alta, onde um homem respira somente com dificuldade ... Em outras palavras entendes, [leitor], quem é o Salvador perfeito... É o Salvador que libertará a humanidade da salvação” (1).(Kazantzakis, 1975: 245).


- Manuel Antônio de Castro


(1). KAZANTZAKIS, Nikos. Testamento para El Greco. Trad. Clarice Lispector. Rio de Janeiro: Arte Nova, 1975, p. 245.

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"O grego do período originário não quer ser salvo nem quer salvar ninguém e por isso não busca nenhum messias e nenhuma doutrina de salvação. Não tem religião. A língua grega não possui nenhuma palavra própria para dizer religião. Religião é um étimo latino e designa uma experiência romana. Mas não quer isto dizer que o grego seja ateu. Apenas seus deuses não são salvadores e sua experiência histórica não inclui nenhuma missão redentora nem individual nem racional nem universal" (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "A história na filosofia grega". In: ------. Filosofia grega - uma introdução. Teresópolis: Daimon Editora, 2010, p. 19.
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