Mito
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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:O ser humano se desdobra em diversas faces, mas a razão tende a tudo querer abarcar. No mito isso não acontece e não há a separação dessas faces, que seriam: | :O ser humano se desdobra em diversas faces, mas a razão tende a tudo querer abarcar. No mito isso não acontece e não há a separação dessas faces, que seriam: | ||
- | Conhecer | + | :Conhecer |
- | Pensar ______________ RAZÃO | + | :Pensar ______________ RAZÃO |
- | Compreender | + | :Compreender |
- | Querer | + | :Querer |
- | Desejar ______________ VONTADE | + | :Desejar ______________ VONTADE |
- | Questionar | + | :Questionar |
- | Imaginar | + | :Imaginar |
- | Sonhar________________ IMAGINAÇÃO | + | :Sonhar________________ IMAGINAÇÃO |
- | Inventar | + | :Inventar |
- | Crer __________________FÉ | + | :Crer __________________FÉ |
- | Sentir | + | :Sentir |
Apaixonar ____________ AFETIVIDADE / EMOÇÃO | Apaixonar ____________ AFETIVIDADE / EMOÇÃO | ||
Sensibilizar | Sensibilizar |
Edição de 05h28min de 14 de janeiro de 2009
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- O ser humano se desdobra em diversas faces, mas a razão tende a tudo querer abarcar. No mito isso não acontece e não há a separação dessas faces, que seriam:
- Conhecer
- Pensar ______________ RAZÃO
- Compreender
- Querer
- Desejar ______________ VONTADE
- Questionar
- Imaginar
- Sonhar________________ IMAGINAÇÃO
- Inventar
- Crer __________________FÉ
- Sentir
Apaixonar ____________ AFETIVIDADE / EMOÇÃO Sensibilizar
Mito Arte Religião ____ AMAR
A ciência dividiu essa realidade complexa em três campos: 1- Racional 2- Volitivo 3- Afetivo
E a dois métodos: 1-Dedutivo-racional 2-Indutivo-experimental - observacional - estatístico
- Porém, hoje as ciências cognitivas, antigas ciências do espírito, já se dão conta de que é essencial trazer para a questão não só a vida do homem, mas também sua vida experienciada no cotidiano. Porém, do cotidiano enquanto ordinário sempre falaram as artes, mas não para reproduzi-lo, mas surpreendê-lo e apreendê-lo na dimensão do extra-ordinário. Porque entre um e outro é que se dá o vigor do poético, o ditar do sagrado enquanto energia que a tudo realiza. Por isso, o mito se dá sempre no entre dos ritos enquanto acontecer dos mitos. Quando os ritos esquecem os mitos, começa a necessidade de criar o simbóliico. As ciências cognitivas se não ouvirem o poder do mito como presença na experienciação cotidiana do extraordinário estarão ainda tolhidas e surdas para a fala e voz do humano do homem.
- A cultura: tudo que o homem faz, pensa, quer, sente e crê.