Morphé

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:"O que se põe em seus [[limite |limites]], integrando-os em sua perfeição e assim se mantém, possui forma, ''morphé''. A forma, entendida como os gregos a entendiam, retira sua essencialização de um pôr-se-a-si-mesma-dentro-dos-limites (''Sich-in-die-Grenze-stellen'')" (1). A forma, entendida dentro do pensamento grego, está diretamente ligada à questão do ''télos'' e do [[limite]]. ''Télos'' se traduz geralmente como [[fim]]: "Mas 'fim' não é entendido aqui no sentido negativo, como se alguma [[coisa]] já não continuasse e sim findasse e cessasse de todo. Fim é conclusão no sentido do grau supremo de plenitude. No sentido de per-feição. Pois bem, limite e fim constituem aquilo em que o [[ente]] principia a ser. São os [[princípio|princípios]] do ser de um ente" (2).
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:- [[Manuel Antônio de Castro]]
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:(1) HEIDEGGER, Martin. ''Introdução à metafísica''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969, p. 88.
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:(2) Idem, p. 88.

Edição de 01h22min de 26 de Junho de 2011

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A palavra grega morphé se traduz em geral pela palavra latina forma:
"O que se põe em seus limites, integrando-os em sua perfeição e assim se mantém, possui forma, morphé. A forma, entendida como os gregos a entendiam, retira sua essencialização de um pôr-se-a-si-mesma-dentro-dos-limites (Sich-in-die-Grenze-stellen)" (1). A forma, entendida dentro do pensamento grego, está diretamente ligada à questão do télos e do limite. Télos se traduz geralmente como fim: "Mas 'fim' não é entendido aqui no sentido negativo, como se alguma coisa já não continuasse e sim findasse e cessasse de todo. Fim é conclusão no sentido do grau supremo de plenitude. No sentido de per-feição. Pois bem, limite e fim constituem aquilo em que o ente principia a ser. São os princípios do ser de um ente" (2).


- Manuel Antônio de Castro


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. Introdução à metafísica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969, p. 88.
(2) Idem, p. 88.
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