Jejum

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: "Respondeu-lhe Confúcio: O [[objetivo]] do [[jejum]] é a [[unidade]] [[interior]]. Isto significa [[ouvir]], mas não com os ouvidos; [[ouvir]], mas não com o [[entendimento]]; [[ouvir]] com o [[espírito]], com todo o seu [[ser]]. [[Ouvir]] apenas com os seus ouvidos é uma [[coisa]]. [[Ouvir]] com o [[entendimento]] é outra. Mas [[ouvir]] com o [[espírito]] não se limita a qualquer [[faculdade]], aos ouvidos ou à [[mente]]. Daí exigir o esvaziamento de todas as [[faculdades]]. E quando as [[faculdades]] ficam [[vazias]], então todo o [[ser]] [[escuta]]" (1).
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: Referência:
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: (1) MERTON, Thomas. "Quando o sapato se adapta". In:''A via de Chuang Tzu'' 9.e. Petrópolis/RJ: Vozes, 1999, p. 71.
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: "O [[jejum]] do [[coração]] esvazia as [[faculdades]], liberta-as dos liames e das [[preocupações]]. O [[jejum]] do [[coração]] é a [[origem]] da [[unidade]] e da [[liberdade]]" (1).

Edição atual tal como 22h03min de 29 de Maio de 2020

1

"Respondeu-lhe Confúcio: O objetivo do jejum é a unidade interior. Isto significa ouvir, mas não com os ouvidos; ouvir, mas não com o entendimento; ouvir com o espírito, com todo o seu ser. Ouvir apenas com os seus ouvidos é uma coisa. Ouvir com o entendimento é outra. Mas ouvir com o espírito não se limita a qualquer faculdade, aos ouvidos ou à mente. Daí exigir o esvaziamento de todas as faculdades. E quando as faculdades ficam vazias, então todo o ser escuta" (1).


Referência:
(1) MERTON, Thomas. "Quando o sapato se adapta". In:A via de Chuang Tzu 9.e. Petrópolis/RJ: Vozes, 1999, p. 71.

2

"O jejum do coração esvazia as faculdades, liberta-as dos liames e das preocupações. O jejum do coração é a origem da unidade e da liberdade" (1).


Referência:
(1) MERTON, Thomas. "Quando o sapato se adapta". In:A via de Chuang Tzu 9.e. Petrópolis/RJ: Vozes, 1999, p. 71.
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